Re: [Cyprinodontiformes] Reunião ViP nº1 - Ata

Miguel Figueiredo fig.miguel gmail.com
Terça-Feira, 17 de Janeiro de 2012 - 12:49:38 WET

Paulo,

O VIP irá trazer, inevitavelmente, a divulgação de viviparos pouco
conhecidos entre nós, incluindo Goodeideos, Poecilideos e outros.

Lembro-me o que acontecia com os killies até ao final dos anos noventa, se
alguém quisesse manter estas espécies, via-se à rasca para as arranjar.
Houve mesmo entusiastas que pagaram FORTUNAS para as mandar vr do
estrangeiro: isso aconteceu, salvo erro, com o Boucinha.

Agora, se eu quiser, por exemplo, um Nothobranchius, desloco-me dois ou
três quilómetros e estou em casa do killiófilo mais proximo :-)  Até posso
ir a pé.

Neste instante, os viviparos selvagens são uma raridade. Não porque não
sejam bonitos e interessantes mas simplemente porque há uma avalanche de
peixaria berrante no mercado.

Eu proprio ando há ano e meio a tentar arranjar Xiphophorus montezumae...
sem sucesso :-(

É também neste ambito que faz todo o sentido organizarmo-nos:

Creio que toda a gente do grupo perfere as estirpes selvagens, este é um
nicho de peixes ultra-interessantes e que não se encontram em Portugal.

Concordo que não devemos vedar a entrada a ninguém por gostar de raças
artificiais de guppies, devemos simplesmente focarmo-nos nas outras.

Muito em concreto:

1- O registo de especies que estou a desenvolver, baseia-se em populações e
códigos de coleta e não na nomenclatura das matrizes.

2- Nas deslocações e contractos com o estrangeiro a ideia será obter peixes
naturais...

Não me estou a ver a chegar ao Aeroporto de Lisboa carregado de matrizes de
guppies :)

E também não te estou a ver "chateares" um estrangeiro qualquer para enviar
uns quantos "Black Moscow" :)