RE: [Cyprinodontiformes] Reunião ViP nº1 - Ata

Saudações terráqueos,

Embora algumas associações Europeias dedicadas aos vivíparos e ovovivíparos tenham
começado como grupos de criadores do Guppy artificialmente modificado por selecção
humana, não me escandaliza nada a vossa opinião.
Pessoalmente estou longe de me importar que acolhêssemos todos os que se dedicam aos
Poeciliídeos, " bastardos " ou não. Seria uma atitude nobre e pedagógica " converter
" alguns às formas e linhagens " naturais ".
Há muitos colegas que conseguem o melhor de 2 mundos, ou seja, possuem formas "
selvagens " e linhagens manipuladas.
Sou o primeiro a partilhar da opinião do Miguel Figueiredo sobre as barbatanas
desnecessariamente longas em prol da vaidade humana ( até vou mais longe ) e tenho
expressado opiniões nesse sentido com base em argumentos morais éticos e biológicos.
No entanto ser " elitista " tem o seu preço.
Se nos tornarmos muito " fundamentalistas ", nunca conseguiremos a atenção e a
conquista de " adeptos " para a nossa causa. O fundamentalismo é intolerante. A acção
gera reacção.
Talvez o meio-termo possa ser igualmente válido.
Deixamos bem claro aquilo que pretendemos, mas não vedamos o acesso aos aficionados
dos " transmutantes ".
Por outras palavras... definimos algo como « grupo dedicado à manutenção e criação de
linhagens naturais ou formas selvagens ( não adulteradas por selecção antrópica ) dos
peixes vivíparos e ovovivíparos... »  mas, em contrapartida, além de não vedarmos o
acesso aos aficionados das linhagens manipuladas pelo homem, podemos mesmo admitir
que se juntem a nós ( até numa área dedicada a esses peixes ) desde que:

a) Não mantenham ou criem formas domésticas que exibam deformações condenáveis sob o
ponto de vista ético, moral e biológico ( ex. Baloon Molla ).

b) Provem manter e reproduzir peixes vivíparos e ovovivíparos de linhagens naturais
ou formas selvagens ( não adulteradas por selecção antrópica ).

Este tópico abriu mais uma urgente necessidade de revermos a excelente proposta
normativa do Miguel Figueiredo, pois há aqui conceitos que merecem a nossa melhor
atenção e devem ficar claramente expressos.

Desculpem-me a demora, mas só tive oportunidade de ligar hoje o computador.
É provável que, após as mensagens que enviar hoje, só volte a poder responder ou
intervir na discussão no próximo Domingo à noite.