Re: [Cyprinodontiformes] Reunião ViP nº1 - Ata

Miguel Figueiredo fig.miguel gmail.com
Terça-Feira, 17 de Janeiro de 2012 - 11:35:16 WET

Sérgio,

Compreendo a tua opinião mas, falando por mim, acho que o principal
objetivo não é simplesmente termos muita gente, creio que não é a
popularidade que nos move.

O nosso interesse é: termos uma forma de contacto simples com pessoal que
tem os mesmos gostos que nós, de forma a apoiar a manutenção desses peixes
em particular e a organizarmos melhor atividades dentro dessa área.

Os peixes ultra-selecionados ou os hidridos estão fora deste ambito.

Um clube de raças artificiais de guppies não tem mesmo nada a ver com
aquilo que faz o meu género.

Nada me atrai essa vertente do hobby. Claro que pode ter muito mais gente,
é óbvio, assim como um clube de fãs da Casa dos Segredos também terá muito
mais gente mas... não é a minha onda e, por mim, não estou interessado.

Resumindo, acho que nos devemos estar nas tintas com ter muita ou pouca
gente, a ideia é precisamente organizar o pessoal que partilha ou pode vir
a partilhar um interesse comum por peixes naturais.

Não pretendemos criar uma grande organização, nem sequer uma associação,
somos simplesmente um grupo  "de elite" - ou, pelo menos, com bom gosto.

Não nos interessa  ter uma associação cheia de malta preocupada com a
criação de hibridos ou com as centenas de variedades artificiais de
viviparos  -- pelo menos a mim isso não me interessa nada.

Tal como diz o Paulo, as associações de viviparos são frequentemente
dominadas pelo lixo com barbatanas, embora também existam outras que se
dedicam aos peixes naturais, como a Poecilia Scandinavia ou o GWG.

Cada um terá os seus gostos, a ideia do grupo é precisamente reunir a malta
fundamentalmente interessada em estirtpes naturais e genuinas e não
nos peixes completamente deteriorados pela seleção artifical ou pela
hibridização.

Fancy guppies não, obrigado. Em minha opinião, aquelas caudas longas e
inúteis que arrastam atrás de si e lhes dificultam a natação são
simplesmente tristes. Qualquer um dos meus guppies lhes dá uma abada em
velocidade e em manobrabilidade. Quando esses guppies são libertados na
natureza essas caudas idiotas são as primeiras a desaparecer, não passam de
um grande estorvo à capacidade de natação do peixe.

Um guppy que não nada bem é como... é como uma gaivota que não voa ou uma
chita que não corre.

Não é bonito, é simplesmente triste. Nada tem a ver com natureza.

Miguel