[Cyprinodontiformes] Outra participação no fórum - Xenotoca sp. " San Marcos "

www.viviparos.com viviparos viviparos.com
Sábado, 26 de Fevereiro de 2011 - 20:14:16 WET

Caros colegas,

No seguimento da mensagem anterior, aqui vai outra contribuição minha com alguns
dados que podem ser de utilidade :

Assunto: Re: Xenotoca sp. "San Marcos"
Domingo, 20 de Fevereiro 2:42

Só para dar notícias já tive 2 criações e o fruto foram 6 exemplares...
Fotos é que faltam mas hão de vir...

Terça-feira, 22 de Fevereiro às 23:34

Olá Fábio,

Parabéns !
Segue o meu conselho... inverno a 15ºC e vais ver o que é fecundidade.
Como é uma espécie omnívora, alimenta-as bem com um pouco de tudo e se possível
deixa-as apanhar sol no Verão ( desde que a temperatura não suba muito acima dos 26ºC
)... para veres a diferença.
A minha comunidade de Xenotoca eiseni ( a outra população da foto que utilizei no
concurso ), está a viver ao ar livre desde 2005 e as fêmeas adultas ultrapassam os 9
cm !?!
Muito espaço, comida viva e algas com fartura, variações térmicas ( extremamente
importante )... e aí tens o resultado.
A prolificidade no lago é que está muito afectada pela presença de duas carpas
ornamentais ( Koi ), as quais não podem ser erradicadas ( o que vale é que são dois
machos, rsrsrsrsrs ).
As crias da minha população são muito curiosas e inocentes.
Se perseguidas pela rede, por exemplo, a certa altura, quando acham que não têm
escapatória, fingem-se de mortas... e as carpas aprenderam a tirar o proveito desse
reflexo, pelo que o número de indivíduos está em declínio de ano para ano, apesar de
um reforço de efectivos que fiz há uns 2 ou 3 anos.
Se perder a minha linhagem e entretanto conseguir convencer o meu pai a retirar as
carpas, vou sem dúvida investir na " San Marcos ".
Só um conselho final; aí na tua região não as deixes todo o ano no exterior.
As minhas passam o Inverno entre 9ºC e 13ºC, com curtíssimos períodos em que podem
chegar aos 7ºC ou 8ºC, nomeadamente naqueles anos em que ocorrem períodos de alguns
dias a temperaturas muito baixas ( como no ano que nevou em Lisboa ).
Embora o recorde absoluto tenha sido 5ºC ( dois dias apenas, de 1984 a esta parte ),
nessa fatídica semana de Janeiro de 2009, mais propriamente no dia 12-01-de-2009,
morreram alguns exemplares mais idosos ( com cerca de 6 anos ). Por essa razão,
calculo que esta espécie começa a ter problemas sérios com o frio assim que as
temperaturas descem abaixo dos 8ºC, altura em que deixo de os ver activos... frio
esse que não é difícil de acontecer nos lagos de jardim aí na tua zona.

Um abraço

Miguel Andrade