[Cyprinodontiformes] Endler & Poecilia wingei

Miguel Figueiredo fig.miguel gmail.com

Não compreendo muito bem.
Eram de populações distintas? Se eram populações distintas devem ser
identificadas pelo local ou código de colecta, não por "Top red Sword
snake".

Se não eram de populações distintas então não faz sentido separar por
fenótipos, dado que os mesmos não se encontram separados na natureza.

Ao separarmos por fenótipos estamos efectivamente a SELECCIONAR os peixes em
função do seu aspecto e a criar estirpes homozigóticas.

Trata-se, evidentemente, de SELECÇÃO ARTIFICIAL, quando isolamos
reprodutores conforme certas características, no intuito de obtermos
descendentes transportando essas mesmas características.

Esta é, precisamente, a definição de selecção artificial: estamos a apurar
uma estirpe que não existe como tal na natureza, previlegiando determinados
atributos, criando "raças".

Isto é perfeitamente anti-natural.

O objectivo da preservação em cativeiro é manter a diversidade genética, em
populações de individuos heterozigóticos, em reprodução livre, nunca
selecionando ou previlegiando determinados fenótipos!

De facto, o polimorfismo é uma ocorrência relativamente comum em populações
naturais e desempenha um papel importante na capacidade de adaptação da
especie. Encontrei-o, por exemplo, nos Joias de Bijagós. Sobre isso referi o
seguinte num artigo da Cichlid News,  Edição de Janeiro de 2006:

(...)
The most unusual feature of this species is its color
polymorphism. Non-breeding fish are very similar in appearance, exhibiting a
pale beige base color, and two dark spots
(...)
Breeding fish, on the other hand, are variable in color, possessing various
amounts of yellow and red. Some fish appear totally red, while others appear
mostly yellow. In some specimens only the ventral parts of the body are red,
but other only exhibit red on their dorsal areas. I even have one female
that possesses a yellow body, with red color on the fins and mouth.

It is easy to imagine what artificial selection could do to these fish. In
just a few generations, there would be the "Bright Red Bijagós Jewel", the
"Golden Bijagós Jewel", the "Red Top Bijagós Jewel", the "Red Belly Bijagós
Jewel" and perhaps even the "Red Fin Bijagós Jewel". Personally, I prefer
the fish the way they are found in nature. This variability can be a bonus,
since it makes individual fish easily-identifiable.
(...)

Miguel