[Cyprinodontiformes] Endler & Poecilia wingei

Boas Miguel,

Talvez estejas a fazer confusão entre estirpes obtidas através da selecção
de reprodutores ( ou seleccionadas ) e a preservação pelo isolamento de
formas naturais distintas, o que é na realidade o que a Maria João possui.
Dada a grande diversidade de padrões e o polimorfismo do Guppy e seus
parentes próximos, pode-se encontrar uma certa variedade na natureza.
Algumas populações conseguem mesmo superar as mais optimistas expectativas e
quando lá regressamos passados escassos anos, conseguimos capturar novos
padrões a desenvolverem-se... tudo depende da luta entre a acção dos
predadores e a selecção sexual dos machos feita pelas fêmeas.
O que aconteceu com os animais capturados pelo Dr. Endler foi um
empobrecimento da variedade original da colecta, dado que todos os tipos
diferentes foram misturados indiscriminadamente até se " fundirem ".
Assim foi pelo menos o testemunho do próprio Dr. Endler quando foi
surpreendido pelos descendentes dos peixes que havia capturado, anos mais
tarde.
O que outros que se lhe seguiram fizeram foi ter o cuidado de juntar apenas
machos com um determinado padrão cromático comum com fêmeas virgens,
proporcionando dessa forma o estabelecimento de determinadas linhagens, às
quais foram atribuídos nomes ou designações comerciais ( Red with top yellow
sword, Green flame tail, Center peacock, Top red Sword snake, Top red sword
with upper body monocles, Red chest, Orange spoted, etc ).
É precisamente esse sistema que a Maria João preserva.
Ao invés de misturar os seus Poecilia cf. wingei " Cumaná " - Classe N, ela
manteve as linhagens originais separadas e não está a criar novos padrões
artificialmente através de selecção artificial dos reprodutores.
A confusão sobre o termo " estirpes seleccionadas " pode advir do facto de
serem antes linhagens mantidas " puras ", mantidas à parte sem se "
contagiarem " umas às outras.
Um dia destes tenho que lhe pedir o favor de me dar uma lista das suas
linhagens.
Bom fim-de-semana e vai dando novidades.