[viviparos_portugal] Phallocerus caudimaculatus

Miguel Figueiredo fig.miguel UeKyWSaf0A3_ycLy3vo4LSMz12P3y-Uqx1uZB6hzfjZS9Hb246fGBOZRwP7W4ZTRW-zLyiyAfMpvhw.yahoo.invalid
Terça-Feira, 26 de Junho de 2007 - 23:54:30 WEST

Miguel,

Novidades sobre como obter especies viviparas fazem falta.

Limites de espaço? Na rua sim. Só lá consigo manter o lago e dois aquários,
após longas negociações com a minha mulher. No lago é arriscado colocar
muitas espécies de viviparos... tenho lá ciclideos: Geophagus meridionalis e
mbunas, brevemente penso colocar paratilapias. Não
são peixes excessivamente predadores mas não dá para arriscar muito.
Espantosamente, o ano passado, 4 crias de espada (aquarium strain comum,
vindo das lojas) safaram-se no maior cocktail de predadores que já mantive!
Actualmente, de viviparos, só tenho no lago Phalocerus e Amecas. Os Amecas
vão passar lá o proximo inverno, Só penso manter dentro de casa os juvenis.

Dos aquários exteriores (300 e 240 litros) tenho um já ocupado, com
Aphanius. O outro sim, será para viviparos.

Reproduzir especies viviparas de forma natural no exterior é muito
importante para manter o vigor das estirpes, até os holandeses o fazem no
verão, com um clima que deixa muito a desejar. Para o ano terei mesmo que
pensar numa solução qualquer...

De qualquer modo, dentro de casa, tenho bastante espaço, digamos que para
umas 30 especies. O problema é encontrá-las. De momento, ainda tenho
esperança na Holanda para obter umas quantas.

A situação que temos em Portugal é uma pescadinha de rabo na boca: Não há
pessoal a manter viviparos selvagens porque não se conseguem especies. Não
se conseguem especies porque não há pessoal a mantê-las.

Que aconteceu às tuas H. Formosa? Lembro-me de ter recebido esta especie da
Suecia, há coisa de 5 anos atrás. Do casal inicial cheguei a ter uns 6
peixes, após dois ou três meses. Entretanto os pequenos demoravam a crescer
e a femea engordava e emagrecia sem haver alevins.... acho que os comia.
Foram morrendo peixes. Ao fim de ano e meio tinha apenas 2 machos e uma
femea. Nunca mais tive crias. Os machos acabaram por morrer. A femea durou
mais um ano e tal. Acabei por a colocar no lago à uns dois anos atrás e
depois disso nunca mais a vi.

Miguel