Heterandria formosa

Miguel Andrade Cyprinodon hA_IRr0-8Yd2Gc3_GCC3xjFX1OmNYCehIm5YvvmyP6pcFnRvGxBlEX9ZIRQVmLyIBv5YZY7uOyeuTQ.yahoo.invalid
Quinta-Feira, 28 de Junho de 2007 - 22:11:42 WEST

Olá Miguel,

Há tipos com sorte e tu és um deles.
Vou ficar 4 dias sem consultar o e-mail e como hoje estou com muita pressa
vou apenas responder-te à questão da Heterandria formosa.
A minha população está finalmente a recuperar após vários acidentes de
percurso nos últimos 2 anos.
Os meus exemplares derivam de uma população selvagem da Carolina do Norte
aos quais foi forçado a juntar no ano passado os meus últimos sobreviventes
da Florida.
Graças a essa estratégia estou convencido que pude salvar da extinção a
espécie em minha casa a pesar da mesma ter perdido o valor por não ter agora
nem estirpe nem origem definida.
Finalmente já começam a aparecer filhotes todas as semanas mas até há 15
dias também tinham sido muito raros, daí estarem em sérios riscos de
comprometer o meu grupo porque a taxa de natalidade era inferior à taxa de
mortalidade.
Como é que tudo mudou radicalmente ?
Quando levei para casa dos meus pais os Endler que estavam a partilhar o
aquário de 160 litros com esta espécie.
De um filhote de dois em dois meses ( desde que a temperatura subiu aos 18ºC
) passaram a aparecer novos elementos todas as semanas.
Após a retirada dos Endler os peixinhos com mais de 48 horas de vida
atrevem-se actualmente a circular por todo o aquário sem serem molestados
pelos adultos. Os recém nascidos apenas aprecem para comer à hora das
refeições.
Se tudo correr bem daqui a uns meses posso fazer a minha primeira doação
pois como sabes sou muito exigente quanto ao número mínimo de peixes por
espécie.
Só para terminar uma curiosidade...
O aquário das Heterendrias é o único onde os caracóis pouco ou nada aumentam
de número e onde os camarões Neocaridina denticulata sinensis ( red cherry
) " não se reproduzem ".
Nem com as Gambúsias tal acontecia.
Haveria alguns pontos mais da tua mensagem para comentar mas fica para o meu
regresso.

Um abraço

Miguel Andrade