[Cyprinodontiformes] Participação no fórum - Xenotoca cf. eiseni " San Marcos " ( via Google Earth ).

Segunda-Feira, 28 de Março de 2011 - 01:50:33 WEST

Aqui vai mais um tópico para usarem o Google Earth...

Caros colegas,

Tem-me constado que uma das localidades originais da Xenotoca cf. eiseni " San Marcos
" teria sido aterrada.
Na minha participação num tópico sobre este interessante Goodeiídeo tinha pedido
ajuda para descriminar em qual delas tinha ocorrido esta tragédia, uma vez que, como
deve ser do vosso conhecimento, quase todos os verdadeiros vivíparos desta família
que não estão extintos na natureza... infelizmente para lá caminham à velocidade da
luz.
Graças à minha participação no GWG, consegui a informação mais discriminada sobre as
localizações que agora convosco partilho, o que poderá esclarecer algumas referências
duplicadas e evitar a confusão.
Para que possam “ visitar “ estas localizações via Google Earth, consegui algumas
coordenadas geográficas para vos orientar.
Apenas vos solicito alguma atenção, pois ao utilizarem a ferramenta “ voar para “,
vão parar algures ao lado. Terão que fazer o favor de acertar as coordenadas com o
rato, para encontrarem o local preciso.
Dessa forma poderão ter a noção de como exíguos são os últimos refúgios de algumas
espécies e porque razões se tornaram tão vulneráveis.
Mais tarde espero voltar a este tópico com dados sobre qual dos locais foi
eventualmente tornado impraticável para os peixes.

. Linhagem " localitá 1 " : Radda e outros colegas recolheram pela primeira vez na
natureza os antepassados da linhagem " San Marcos Road ", em 1982, numa ribeira quase
seca com alguns " pegos " ( poças de água ou lagos onde os peixes e outros animais
aquáticos se refugiam no período seco do ano quando as ribeiras intermitentes deixam
de ter água ). Este ponto de colecta situa-se cerca de 10 quilómetros de San Marcos,
na estrada entre esta localidade e Etzalan, Estado de Jalisco, no México.
Podem tentar visualizar este local via Google Earth. Trata-se de um corpo de água com
cerca de +/- 32 m x +/- 4 m, no leito de um rio quase seco e situado nas coordenadas
geográficas 20º46’19.10”, -104º05’46.29” ( estão configuradas para se inserirem
directamente na janela “ voar para “ ), a 1374 metros de altitude.

. Linhagem " localitá 2 ou Kabbes location 2 " : A segunda colecta deu-se com o
famoso colega Brian Kabbes, em 1999.
Os peixes descendentes da mesma estão identificados como " San Marcos East " ou "
Granja Sahuaripa, Jalisco, Mexico, Brian Kabbes, 1999 ".
Trata-se de um curso de água localizado a cerca de 3 quilómetros de San Marcos, a
cerca de 20 metros da estrada, entre aquela localidade e Etzatlan, nas proximidades
da " Granja Sahuaripa ".
Trata-se de um corpo de água bem visível e de água  muito verde, situado nas
coordenadas geográficas 20º46’44.02”, -104º10’24.95” ( estão configuradas para se
inserirem directamente na janela “ voar para “ ), a 1352 metros de altitude.

Brian Kabbes efectuou ainda outra recolha num pego aproximadamente a 1500 metros de
San Marcos - « a pond, about 1500 m East of San Marcos. The pond is at the right side
on a pasture in about 30 m distance from the road from Teuchitlan to San Marcos. This
pond is close to a bridge over a dry watercourse ».
Esta localização situa-se apenas a 650 metros da " localitá 2 ou Kabbes location 2 ".
Do mesmo local provém a linhagem " Kees de Jong, 2000 ".
Trata-se de um pequeno lago situado nas coordenadas geográficas 20º46’47.96”,
-104º10’47.05” ( estão configuradas para se inserirem directamente na janela “ voar
para “ ), a 1356 metros de altitude.

Ainda nesse mesmo ano ocorreu ainda uma outra captura no " Rancho San Isidro;
Etzatian - San Marcos ", autoria do falecido e venerável colega britânico Ivan
Dibble.
Dibble escreveu no relato da sua viagem a Morelia, em 10 de Fevereiro de 2000 : «
>From here [ Teuchitlan ] we went across to another old friend, the El Palo Verde,
looking for Allotoca maculata.
(...) We then carried on the road towards San Marcos and between 3 & 4 km latter we
found a newly cleaned out stream on the right of the road at the sign for the Rancho
San Isidro. Investigating here we think we have found were the fish from the El Palo
Verde go to when it’s waters get low, as here we found Allotoca maculata, Xenotoca
eiseni,  Xenotoca melanosoma and Poeciliopsis infans.
The water temp was 17ºC, the air temp 18ºC, the pH 8-0, kH 10, Gh 8 ».

A última colecta conhecida foi reportada num artigo científico -  Mejía-Madrid,
Domínguez-Domínguez & Pérez-Ponce de León ( 2005 ): Río San Marcos ( 20°53'28.7'',
-104°01'17.2'' ); [ http://www.bioone.org/doi/full/10.1654/4169 ], ( vejam no Google
Earth através das coordenadas ).

O Rancho San Isidro e a Granja Sahuaripa representam o mesmo ecossitema ou local de
recolha, pois trata-se do mesmo sistema aquífero e as distâncias são curtas ( ver
James Langhammer. De historie van Allotoca maculata in de V.S. Poecilia nieuws nr. 4
- 2007 p.15-18. [ http://www.poecilia.nl/boekje/boekje_intro/pagina14-15.asp
http://www.poecilia.nl/boekje/boekje_intro/pagina16-17.asp e
http://www.poecilia.nl/boekje/boekje_intro/pagina18-19.asp ] ).
As fotografias e descrições de Kees de Jong and Brian Kabbes podem ser vistas nestas
hiperligações - http://www.goodeiden.de/html/san_marcos1.html ( em Inglês ).