[Cyprinodontiformes] Gambusia e a minha mais recente contribuição

Sexta-Feira, 28 de Janeiro de 2011 - 23:06:19 WET

Caros colegas,

Há dias iniciei a minha actividade num novo fórum.
Daí surgiu-me a ideia de partilhar convosco de futuro todas as minhas intervenções nos fóruns, dado que nem todos estão inscritos em todos eles.
Neste caso em particular trata-se do fórum "PeixeFauna.com", no tópico - http://www.peixefauna.com/t3412-gambusia-affinis.
É claro que não transpus para aqui toda a conversa, mas sim as intervenções directamente ligadas com a minha participação :

___________________________________

Freire 27-04-2010

Eu andei aqui a ver e, como não encontrei tópicos sobre as Gambusia decidi iniciar isto (já para não falar do facto de isto aqui nos vivíparos andar um bocado para o parado).
Ora bem, eu comecei a criar gambúsias (apesar de agora não o fazer), que apanhava com um camaroeiro no Mondego, como alimento para as minhas tartarugas  , mas depois comecei a achar-lhes piada e enfim... Eu sei que não são nenhuns ícones de beleza, mas...

___________________________________

Miguel Andrade 26-01-2011

Olá a todos,

Deixem-me lá iniciar a minha primeira contribuição a sério aqui no fórum com uma ajuda.
Até prova em contrário, em Portugal existe apenas a espécie Gambusia holbrooki, Girard, 1859.
Inicialmente foi identificada como Gambusia affinis, Baird e Girard, 1853 e ainda se pode ler na literatura antiga e em muitas fontes não actualizadas, embora recentes.
Há relativamente pouco tempo a espécie introduzida ( invasora ? ) no nosso país estava classificada como Gambusia affinis holbrooki ( uma sub-espécie ), mas há muito que a ciência as descrimina como duas espécies independentes.
Há provavelmente populações de Gambusia affinis algures na Europa mas são introduções posteriores à inicial. A mais antiga introdução de G. affinis ocorreu em Itália, em 1927, a qual se presume ter dado origem a uma população ainda existente nos dias que correm, apesar da predominância da G. holbrooki em todo o continente.
A introdução inicial da " nossa " Gambusia holbrooki ocorreu em Espanha, em 1921, através da importação de um grupo proveniente da Carolina do Norte. Esta introdução foi um acto de guerra biológica contra o paludismo, perpetrado por um médico Espanhol muito conhecido.
Tivesse eu aquários a funcionar e seria o orgulhosamente assumido criador das minas 12 espécies favoritas. Agora que não tenho aquários até conheci pessoalmente o maior criador deste género no Reino Unido. O meu destino é cruel ou não é ?
Prometo-vos que ainda este ano poderão ver uma ficha sobre esta espécie no meu sítio ( o qual acaba de sair de um ano de hibernação forçada ).
Só para não ser muito extenso e maçador, deixo-vos alguns bons títulos para se informarem sobre este assunto e me poupar a muita prosa. De toda a forma estou disponível para vos informar mais sobre Gambúsias, sempre que tal esteja ao meu alcance e vocês tenham " pachorra " para ler o que escrevo.

. A review of the biology of Gambusia affinis and G. holbrooki

. Life history, population dynamics and production of eastern mosquitofish, Gambusia holbrooki ( Pisces, Poeciliidae ), in rice fields of the lower Mondego River Valley, western Portugal

. Origin and genetic diversity of mosquitofish ( Gambusia holbrooki ) introduced to Europe

. Invasion success despite reduction of genetic diversity in the European
populations of eastern mosquitofish ( Gambusia holbrooki ).

. Species identity of Gambusia (Pisces: Poeciliidae) introduced to Slovenia

___________________________________

Sandra Sophia 26-01-2011

Boas

Gambusias??? onde ?? quantas querem??? bem eu já não posso ouvir falar disso, ainda tenho 2 aqui no meu aquário e quero despacha-las
se me calha-se tantas notas de 5€ como ás que me caiam na rede estava eu bem

Muito bem Miguel, bom texto

___________________________________

Luíz Henrique 28-01-2011

Pessoal,

Uma curiosidade, vi diversas fotos dos peixes do gênero Gambusia, alguns são parecidos com os guppies, também li que são excelentes comedores de larvas de mosquito. Aqui no Brasil, também temos leis ambientais muito estranhas, injustas, para atender interesses empresariais, de politicos corruptos, etc...., deixando de lado o foco primordial que é defender de fato o meio ambiente. Enfim, não sei se Portugal tem problemas de doenças transmitidas por picadas de mosquitos, mas esse peixinho é destruidor de larvas de mosquito, poderiam existir vários exemplares desses aqui no Brasil, que em todo verão, que é sempre muito quente e chuvoso, enfrentamos epidemias de dengue, virose transmitida pelo mosquito Aedes aegypti.

___________________________________

Miguel Andrade 28-01-2011

Aqui vai aquilo que eu chamaria a « resposta um em dois » :

Olá Sandra,

Para quem já não pode mais com Gambúsias... aqui vão umas fotos para ver se animamos um pouco este assunto :

http://faculty-staff.ou.edu/L/Randall.B.Langerhans-1/jamaica/oligosticta.jpg
http://faculty-staff.ou.edu/L/Randall.B.Langerhans-1/mexico/vittata.jpg
http://faculty-staff.ou.edu/L/Randall.B.Langerhans-1/mexico/aurata.jpg

Luíz Henrique,

A espécie Gambusia holbrooki foi introduzida em pelo menos 32 países do mundo e em todos os continentes, excepto na Antárctida, quase sempre para controlar biologicamente o mosquito, pois era tida como eficiente larvófoga.
Infelizmente parece que a sua real eficácia para exterminar as larvas de mosquito não passa de um mito, dado que, em presença de outras fontes de alimento, as larvas do insecto não são de todo consumidas com a mesma voracidade dos testes laboratoriais.
Por outro lado, os efeitos negativos do seu impacto sobre a fauna local, em muito locais de introdução... foi infelizmente dramática.
O género Gambusia é de facto incluído na mesma sub-família do género Poecilia ( Poeciliinae ) da qual faz parte seu parente, o Guppy ( Poecilia reticulata ). Daí as semelhanças, embora grosseiras, quando ambas as espécies não são observadas com alguma atenção.
Em termos de comportamento é que não tem nada a ver uma com a outra ( e a dentição de ambas é o primeiro sinal disso mesmo ).
Aqui em Portugal essas ligeiras semelhanças com o Guppy, levam muitos colegas ( pouco informados ) a capturarem Gambúsias na natureza e a introduzi-las nos chamados aquários comunitários.
Na presença de espécies coloridas de grandes barbatanas, como os machos de Guppy de cauda de véu... a Gabusia holbrooki reage como o instinto lhe ordena, isto é, sendo um omnívoro oportunista com tendências marcadamente carnívoras… colhe uma fonte de proteína fácil, colocada ao seu dispor, ou seja, as tenras barbatanas dos seus lentos companheiros de aquário.
Em pouco tempo muitos peixes na sua presença ficam completamente esfarrapados e com ferimentos que os levam mesmo à morte.
Através deste tipo de acção, é como se as pessoas largassem um grupo de leões numa cerca repleta de inocentes ovelhas… e depois estivessem à espera que os felinos comessem palha e vivessem em harmonia ou placidamente com as adoráveis ruminantes. Mas a culpa, claro está, nunca é assumida por quem contraria as leis fundamentais da natureza ao não respeitar a biologia das espécies… é da Gambúsia, esse “ detestável “, “ maldito “ e “ horrendo “ peixinho.
Lembrar-se-ão que o mesmo nem sequer pediu para ser “ importado “ do seu ambiente de origem e introduzido cá ?
Terão ao menos aprendido, com essa lição, que a vida é para ser respeitada e não se devem fazer escolhas aleatórias da composição dos aquários comunitários ?
Será que a partir dessa má experiência, passarão a ler mais e a respeitar as exigências ecológicas e a biologias dos peixes antes de os misturarem ?