[Cyprinodontiformes] Goodeiídeos

Domingo, 11 de Dezembro de 2011 - 12:16:30 WET

Caros colegas,

Está na altura de actualizar a minha listagem anual sobre a situação dos Goodeiídeos
no nosso país.
Ficava-vos muito grato se me indicassem, como habitualmente e de forma voluntária, as
espécies que mantêm actualmente.
Este ano vou introduzir uma nuance.
Algumas pessoas sentiram-se, no ano passado, um pouco incomodadas pela proposta de me
enviarem um levantamento do número de exemplares mantidos ( machos e fêmeas ). Tendo
em consideração esses colegas, que muito respeito, proponho as seguintes categorias
para preencherem esses dados meramente estatísticos :

Categoria A > + de 100 indivíduos em idade reprodutora e crias nascidos na última
estação.
Categoria B > + de 100 indivíduos mas nem todos em idade reprodutora e sem crias
nascidas na última estação.
Categoria C > entre 50 e 100 indivíduos em idade reprodutora e crias nascidos na
última estação.
Categoria D > entre 50 e 100 indivíduos mas nem todos em idade reprodutora e sem
crias nascidas na última estação.
Categoria E > entre 20 e 50 indivíduos em idade reprodutora e crias nascidos na
última estação.
Categoria F > entre 20 e 50 indivíduos mas nem todos em idade reprodutora e sem crias
nascidas na última estação.
Categoria G > entre 10 e 20 indivíduos em idade reprodutora e crias nascidos na
última estação.
Categoria H > entre 10 e 20 indivíduos mas nem todos em idade reprodutora e sem crias
nascidas na última estação.
Categoria I > - de 10 indivíduos em idade reprodutora e crias nascidos na última
estação.
Categoria J > - de 10 indivíduos mas nem todos em idade reprodutora e sem crias
nascidas na última estação.
Categoria K > Grupo reprodutor em início de manutenção da espécie.
Categoria L > Casal reprodutor em início de manutenção da espécie.

Para o efeito pretendido basta enviarem-me uma mensagem como a deste exemplo:

Ameca splendens " linhagem de aquário " - Categoria I
Characodon lateralis " Ojo de água de San Juan, Los Berros, Durango, México " -
Categoria L
Xenotoca eiseni " Etziatan - San Marcos. Localidade 2, Jalisco, Mexico 2000 KDJ " -
Categoria E

Por último dois pedidos mais em desespero de causa.
Por favor enviem as vossas mensagens até dia 28 de Dezembro ( já sei que vou ter
mesmo assim que telefonar a alguns ).
Peço-vos encarecidamente que não se esqueçam de me enviar os contactos de e-mail de
todos os vossos amigos com Goodeiídeos ou com o interesse em virem a mantê-los no
futuro.
Bem-hajam e muito obrigado pela vossa colaboração.