[Cyprinodontiformes] Palestra

cyprinodontiformes viviparos.com cyprinodontiformes viviparos.com

Caros colegas,

No seguimento de uma proposta que me foi feita há uns tempos por um grupo de
entusiastas dos vivíparos, concluí no início do passado mês de Maio uma
apresentação destinada a um evento, o qual acabaria no entanto por vir a ser
adiado.
Penso que o assunto abordado é do interesse de todos e tenho pena de não
poder partilhar este conhecimento com eventuais interessados.
Deixo à consideração desta lista a hipótese de organizarmos um encontro
sobre vivíparos.
Embora sejam também focadas espécies de outras ordens e famílias de peixes,
esta apresentação em particular está vocacionada para os nossos amigos "
escamudos " a que esta lista de correio electrónico se destina em
particular.
Por esse facto, compreendo que a minha proposta tenha sido naturalmente
declinada por um dos membros da Direcção da APK, nomeadamente para integrar
uma convenção ou para outra oportunidade qualquer, dado que, como apenas
duas únicas espécies de Killi ( Cyprinodontiforme ovulíparo ) no contexto...
de facto não fazia muito sentido integrar este trabalho no programa das
actividades daquela associação que muito prezo, respeito e estimo.
Ainda assim, se algum de vós tiver conhecimentos e arranjar uma sala com um
projector multimédia que suporte a ligação ao meu computador portátil...
fico disponível para, sozinho ou na companhia de outros prelectores,
participar numa tarde ( ou manhã ) bem passada a falar de peixes.
No meu caso em particular o meu tema tem como título - " Aquariofilia Fora
de Portas - com especial destaque para as espécies de Cyprinodontiformes
vivíparos e ovovivíparos ".
É uma resenha da minha experiência de 28 anos de criação e manutenção de
peixes o ar livre em Portugal, acompanhada de uma exposição sobre as mais de
40 potenciais espécies de Cyprinodontiformes vivíparos e ovovivíparos que,
do meu modesto ponto de vista, se adaptam à vida nos lagos de jardim em
diferentes regiões do país, assim como de mais 46 outras que podem
sobreviver em determinadas regiões apenas ( particularmente nas regiões
autónomas insulares ), ou que possuem fortes potencialidades para se
adaptarem ao nosso clima noutras.
Este trabalho pode ser apresentado em 60 minutos mas o ideal seria dispor de
90 minutos e incluir algum tempo para debate ( resposta a eventuais questões
da assistência e troca de pontos de vista ).
O índice deste trabalho é o seguinte :

1.  O que significa aquariofilia fora de portas ?
. Definição
. Quais são as maiores diferenças entre a aquariofilia de interior e a de
exterior ?
. Quais são as maiores vantagens e desvantagens de ambas ?
1.1 Modalidades possíveis
1.2 O clima, a principal condicionante ecológica
. Breve resenha sobre o clima em Portugal
. Comparação entre localidades e o respectivo potencial
2.  A minha experiência pessoal
. Porque razão um lago de jardim pode ser uma boa ideia ?
. As principais motivações para iniciar esta forma de aquariofilia
. Tipologia de instalações ( os meus lagos )
2.1 Breve historial
. As 28 espécies que se adaptaram às condições locais
. Espécies que apenas sobreviveram intermitentemente em alguns Invernos (
inclui listagem dos anos em que tal aconteceu e período de manutenção )
. Espécies sazonais ( mantidas no exterior apenas uma parte do ano )
2.2 Monitorização
. Regime térmico ( entre 1985 e 1996 e entre 1998 e 2006 )
2.3 Resultados obtidos
. Limites e condicionantes letais
. Gestão de acordo com as temperaturas
3.  Cyprinodontiformes vivíparos e ovovivíparos adequados ao nosso clima
. Factores de adaptação das espécies exóticas à aquariofilia fora de portas
. Cuidados a ter na manutenção de exóticos no exterior
3.1 Lista de espécies ( apenas Cyprinodontiformes vivíparos e ovovivíparos )
. Espécies com boas possibilidades de adaptação
. Espécies mais ou menos bem adaptadas ao nosso clima
3.2 Cuidado com o frio !... Cuidado com o calor !... em que é que ficamos
afinal ?
. Cuidado com o frio ( limites mínimos a que algumas espécies devem
permanecer durante o Inverno )
. Cuidado com o calor ( limites máximos a que algumas espécies devem
permanecer durante o Verão )

Fico à vossa inteira disposição para conversar sobre este assunto.