[Cyprinodontiformes] Os phallocerus sobreviveram!

Miguel Figueiredo fig.miguel gmail.com
Segunda-Feira, 9 de Março de 2009 - 20:53:43 WET

Viva,
Este fim de semana estive a limpar algumas algas rijas filamentosas do lago
e junto com elas vieram 4 ou 5 pequenos Phallocerus, com cerca de 1 cm.
Tinha deixado 14 no lago. Vi também um macho adulto de phallocerus, a nadar
tranquilamente junto à  margem.

Isto significa que os Phallocerus sobreviveram ao inverno mais frio em
muitos, muitos anos! São portanto um excelente peixe para ter no exterior,
pelo menos em zonas de clima semelhante ao da grande Lisboa.

Apanhei também, entre as algas da margem, um ESPECTACULAR exemplar de G.
meriodionalis, acho que o mais bonito que já vi, o frio até parece ter feito
BEM a estes peixes!

Portanto os meriodionalis estão bem, como eu esperava, a dúvida eram os
viviparos. Já o ano passado se haviam safado dois ou três que ficaram
esquecidos num aquário no exterior. Porém, o inverno do ano passado foi
muito  ameno... o terem sobrevivido este ano comprova que não têm problemas
com o nosso inverno.

Miguel

(PS: Cada vez que tento responder a uma msg da lista aparece-me o
viviparos  viviparos.com mas deveria ser o cyprinodontiformes  viviparos.com ?
)