[Cyprinodontiformes] Povoamento do meu lago já está terminado - a lista das espécies

cyprinodontiformes viviparos.com cyprinodontiformes viviparos.com
Terça-Feira, 16 de Junho de 2009 - 23:26:14 WEST

De: viviparos_portugal  yahoogroups.com
[mailto:viviparos_portugal  yahoogroups.com] Em nome de Miguel Figueiredo
Enviada: terça-feira, 2 de Junho de 2009 15:39
Para: viviparos_portugal  yahoogroups.com
Assunto: [viviparos_portugal] Povoamento do meu lago já está terminado - a
lista das especies

Viva,

Este fim de semana dei como terminado o povoamento de verão do meu lago .

Espécies que tenciono deixar todo o ano:

18 Phallocerus caudimaculatus
	Ainda não encontrei crias, ao contrário do ano passado, suspeito que
são sistematicamente comidas pelos danfordii...

4 Gymnogeophagus meridionalis
	Um casal já anda a passear as crias pelo lago

4 Cichlasoma possilum
	Andam quase sempre escondidos... não me parece que se reproduzam,
pelo menos para já.

2 Aphanius danfordii "Soysalli" TUBCD 05/12
	Têm-se reproduzido bem, do casal inicial já 	avistei uns 6 jovens
adultos.

9 Jordanella floridae (3M6F)
	Andam sempre em perseguições loucas entre si... os machos estão
vistosos, espero que se reproduzam bem.

6 Bedotia madagascarensis
	Tenho apenas avistado 3 e parecem-me machos :(

6 Cardina sp. "tiger striped"
	Nunca mais os vi, acho que o marisco é todo comido...

6 Neocardina sp. "Snow Fake"
	Nunca mais os vi.

Peixes apenas para o verão:

4 Paratilapia sp. "Andapa"
        Mantenho um casal há duas semanas e este fim de semana introduzi
mais um casal.
	Já andam a namorar... mas será um longo longo caminho até à
reprodução.

6 Metriaclima estherae "Red/Red"
	São os peixes que se avistam melhor, mesmo no fundo do lago, são
cor-de-laranja vivo!

4 Labidochromis caereulus
2 Labeotropheus trewavasae

2 Xiphophorus alvaresi "Rio Chiapas, Mexico"
5 Poecilia orri

Como podem reparar, é uma grande mistura, mas com alguns cuidados: Não há
predadores piscívoros  (embora eu desconheça o comportamento dos possilums).
As paratilapias, claro, comem tudo o que lhes caiba na boca mas são muito
lentas, os outros peixes estão relativamente seguros.

A curiosidade deste ano são os danfordii. Que peixe espectacular para ter em
lago! Os machos andam absolutamente loucos, atrás de tudo o que se mexa e
que se pareça vagamente com uma fêmea.
O casal já tinha passado um ano no exterior, primeiro num aquário de 80
litros, depois num vaso de 75 litros e não se reproduziu. Bastou colocá-lo
no lago e, desde Fevereiro, já tem pelo menos meia dúzia de descendentes
adultos. É um peixe bastante activo, no seu jeito característico de parar,
olhar em volta e depois acelerar, a grande velocidade. As riscas negras e
brancas ficam muito visíveis no lago. Por outro lado, o ano passado por esta
altura as margens estavam cheias de alevins de Phallocerus, este ano não se
vê nenhum, acho que são danfordii que os comem... também os meridionalis têm
uma nuvem com apenas um terço dos alevins do que era costume. Hum... ou são
os danfordii ou então talvez os possilum.

Por outro lado, o lago está infestado de larvas de libélula, este ano
apareceu-me até uma nova espécie, de cor castanho-escura. Ora estas larvas
adoram comer alevins... porém, as larvas vão agora começar a desaparecer, as
paratilapias comem-nas.

Eu sou da opinião que a predação acaba por ser benéfica, desde que ainda
permita o renovar das gerações.

Quando, em condições naturais, apenas um peixe em vinte se consegue safar,
então esse peixe é provavelmente saudável e produzirá descendentes
saudáveis.