[Cyprinodontiformes] O que comem os Poeciilídeos na natureza ?

www.viviparos.com viviparos viviparos.com
Sábado, 25 de Abril de 2009 - 01:01:42 WEST

Prezados colegas,

Junto envio um artigo científico, a meu ver relevante, por revelar duas
informações importantes; nomeadamente o facto de que os peixes quando
introduzidos fora da sua distribuição geográfica natural geralmente
modificam os seus hábitos alimentares e alguns dados curiosos sobre a dieta
de 4 espécies introduzidas na Austrália, a saber, Gambusia affinis,
Xiphophorus hellerii, Xhiphophorus maculatus e Poecilia reticulata.
Apesar deste estudo não ser de forma alguma original, ainda me surpreendeu
em muitos detalhes.
Por essa razão partilho convosco esta informação que considero muito
marcante.
A partir destas conclusões poderíamos ter assunto de conversa para várias
semanas, incluindo a razão do impacto negativo de alguns exóticos como a
Perca-sol ( Lepomis gibbosus ) nos nossos ecossistemas, mas sobretudo
compreender o mistério da sobrevivência da Gambusia holbrooki em certos
lagos públicos no nossos país, os quais são aparentemente extremamente
estéreis em termos de alimento disponível para estes peixes, pelo menos de
acordo com a dieta esperada.

Um abraço

Miguel