Poecilia wingei / Poecilia reticulata - Não percam isto

Miguel Andrade Cyprinodon 5epYhZbMFlgDDcdjpEpMVucB8DsOLMXnNTc8OY9XQ5AjsqCcxUshckLaKLXM5mSnz1myQHTKPPqfDRplHQ.yahoo.invalid

Prezados colegas,

Acabo de actualizar o meu sítio na Internet com mais uma página de imagens
na galeria com fotos polémicas e que podem dar mais um empurrão à
controversa questão de saber se o táxone Poecilia wingei é uma espécie
independente, uma subespécie de Guppy ou apenas uma população diferenciada
daquela espécie.
Chamo a vossa atenção para a ligação
http://www.viviparos.com/Galeria/Gonopodium%201.htm pois as imagens que aí
vão encontrar ilustram a morfologia do gonopodium das duas espécies.
Escrevo duas espécies pois as diferenças nesta parte do corpo afiguraram-se
inconfundíveis.
Não sei se podemos continuar a considerar as diferenças na morfologia do
gonopodium como distintivo taxonómico para se classificarem duas espécies
como independentes uma da outra, contudo as dissemelhanças pouco aparentes à
vista desarmada não se ficam por aí.
Basta juntar dois machos adultos mortos para começarem a tornarem-se
evidentes algumas disparidades.
Gostava de saber a opinião do Paulo depois destas imagens.
Volto a fazer um apelo à cedência de exemplares conservados em álcool, pois
não me quero basear em apenas dois indivíduos para tirar conclusões sobre
este assunto.
Se a Maria João já está convocada à muito tempo para este efeito,
nomeadamente através da cedência de exemplares mortos de outras linhagens
das populações conservadas por ela... os restantes ficam desde já com esta
ideia para ponderarem no assunto.
Inclusivamente quem quiser esclarecer dúvidas sobre a pureza dos respectivos
peixes... já sabe como fazer.
Desejo-vos um óptimo fim-de-semana e aguardo os vossos eventuais
comentários.