[viviparos_portugal] Peixes que aguentam passar o inverno ao ar livre em Portugal

Miguel Figueiredo fig.miguel u2IclDj3Tw0q3DmuH3kgOjhS-Goj6dMXXUwwqXlSdfA37dPcP_zCpa-OuB2fapIXP1oI-6t79h-kKbdu.yahoo.invalid
Quarta-Feira, 14 de Maio de 2008 - 13:49:54 WEST

Viva,

Estes já os mantive cá fora:

Austrolebias nigripinis
Austrolebias alexandri

Vêm de zonas com temperaturas semelhantes às portuguesas.

A Tilapia zillii, pelo menos a do Norte de Africa, certamente
aguentará o inverno em regiões amenas, embora tenha morrido nos lagos
do Gil, situados numa zona elevada e que fica mesmo MUITO FRIA de
inverno.

> Umbra limi

Este não sei mas já mantive o Umbra krameri sem problemas no inverno.
Entretanto passei-os ao Gil que os tem mantido e reproduzido.

Quando aos Xiphophorus... é arriscado. Eventualmente alguns aguentam:
O Elvas, o maior criador nacional de peixes ornamentais (sobretudo
pimpões) diz que por vezes os Xiphophorus que cria em lagos (junto ao
Almada Forum) sobrevivem durante o inverno.

O intinto diz-me os Xiphophorus não serão provavelmente dos viviparos
mais resistentes a temperaturas baixas. Porém, provavelmente, as
populações provenientes de altitudes elevadas no México que não terão
dificuldades com o nosso clima.

Isto é válido para todos os viviparos mexicanos.... Espécies de
grandes altitudes ou de zonas interiores deserticas irão aguentar
facilmente os extremos de temperatua.

Das experiencias que fiz há uma especie que, com grande pena minha,
não aguenta o inverno: É a Paratilapia. Embora partilhe o habitat com
Bedotias, ao contrário destas, acaba por morrer após algumas semanas
de temperaturas muito baixas.