Re: [viviparos_portugal] Re: Roadmap para a criação do grupo VIP

Miguel Figueiredo fig.miguel Eco6BF4ZtKJLuAMvgjjnHxBsUbRrkXUjEH9X-245ubFUDEPyQAGZRJlz5DuQCVzLJ55lbOmTZe8jR7qS.yahoo.invalid
Quinta-Feira, 21 de Junho de 2007 - 15:42:58 WEST

Certo.

Provavelmente é uma associação.

É uma questão de terminologia. É de certeza uma organização, com propósitos
claros. Não é apenas uma tertulia ou um ponto de encontro.

Não seguirá formalismos instituicionais, não terá registo em Diário da
República e as suas actividades serão via net mas é certamente um conjunto
de pessoas que se associam, partilhando recursos comuns na net e um projecto
bem determinado.

O VIP poderá, neste contexto, ser perfeitamente considerado de associação,
embora orientado para um meio virtual, onde realiza as suas actividades e
comunicação.

Diferencia-se das associações de aquariofilia que existem porque não
pretende realizar grandes eventos, tais como concursos, convenções ou
exposições. Os recursos que precisa são modestos  e não se prevê que venha a
lidar com patrocinios elevados ou com apoios do estado.  Não justifica
portanto, ao contrario das associações tradicionais, uma escritura em
notário, o registo do nome, a declaração de inicio de actividade, a
publicaçao em Diário da República e ou outras burocracias do género.

Legalmente, nenhum destes formalismos é necessário para que possa ser
exercido o direito constituicional de associação.

Miguel