[viviparos_portugal] Encomenda inicial enviada da Holanda

Miguel Figueiredo fig.miguel Cj-yZAr8YhtFfduSLz-FGHwGex4FohXRoB40X3P0JRxnIR_RXeG4mpKB7o0vyqGbrqoPidBPzAkeNdv7ZyI.yahoo.invalid

Viva,

Eu, nesta fase queria sobretudo H. Formosa, para fazer um TESTE,
eventualmente com mais uma ou duas especies, só depois uma encomenda a
serio. Entretanto os holandeses convenceram-me que não teria muita
lógica pagar 23 euros só de transporte por 6 peixinhos que mal se
viam,,, o rapaz que tratou da encomenda (o Kees), informou-me que
tinha umas quantas especies a jeito para encher o pacote - eu disse
"manda" e ele mandou, incluindo também peixes do Leo, o rapaz que eu
contactei inicialmente mas que não fala inglês - comunicavámos pelo
tradutor do Altavista! (Esta é versão resumida)

O teste correu razoavelmente bem e agora a questão é dizermos-lhes o
que queremos - este é o momento certo para pedires as gambusias.

Atenção que estas coisas com peixes vivos e 5 dias de transito são
estupidamente arriscadas, quem entrar que se prepare para a elevada
possiblidade dos peixes chegarem mortos. Nestas situações devemos
simplesmente pensar que estamos a atirar dinheiro à rua, se por acaso
conseguirmos uns peixes de volta então estamos com sorte.

Eu não assumo qualquer responsabilidade no assunto, vou mandar vir
peixes para mim, quem quiser participar já sabe ao que se arrisca.

Os peixes da encomenda de teste variaram entre 1 Euros cada (juvenis
pequenos) e os 5 ou 6 Euros para adultos. Eu disse-lhes para NÃO me
mandarem adultos na encomenda de teste, apesar disso enviaram-me 2
especies com peixes quase adultos: foi aqui o grande numero de mortes,
a maioria destes peixes morreram.

Em resumo, recebi as 6 H. formosa que queria, (uma morreu na viagem) e
das outras especies "para encher" recebi entre 6 a 8 exemplares. No
caso dos X. tico ainda eram alevins e mandaram-me talvez uma duzia.
Dois morreram na viagem.

O procedimento agora é dizermos-lhe tudo o que queremos, o Kees falará
então com os amigos e diz-nos o preço por especie. Se por acaso for
superior ao que pretendemos então desistimos dessa especie.

Com o proposito de manutenção e reprodução convem apostarmos sempre
num grupo de 6 ou mais peixes, afinal alguns poderão morrer na viagem
e outros serão demasiado pequenos para se distinguir o sexo. Dos
peixes grandes que me enviaram deu para ver que eram 50% de machos e
50% de femeas... é pena a maior parte ter morrido.

Quanto a rachar o preço do transporte, o mais facil será por proporção
do valor total encomendado, é demasiado complicado estar a ver o
espaço que cada especie realmente irá ocupar na encomenda, os
recipientes variam e não há forma de descobrirmos quantos é que eles
vão usar por especie. Nesta situação não temos o conceito de saco de
tamanho standard.

Miguel