Characodon audax

Miguel Andrade Cyprinodon bx_w7nXN1QQyMTFIGmIxwYRNCyuBzvF_OV9eOCzPjv_TttDo5z28j4lY0bLu_hpEBm5Io0Lq4vNdpKbKew.yahoo.invalid
Sexta-Feira, 6 de Julho de 2007 - 23:59:24 WEST

Prezados amigos,

Como as comunicações andam muito pouco activas por aqui, permitam-me abusar
da vaidade...
Venho por este meio confirmar-vos o nascimento da " minha " segunda ninhada
de Characodon audax.
Infelizmente estas crias são todas descendentes do mesmo casal pelo que são
expectáveis problemas de endogamia dentro de algum tempo.
Na primeira ninhada sobreviverem 5 peixinhos, dos quais um morreu no
fim-de-semana passado.
Desta vez já consegui ver pelo menos outros 5 também nascidos no aquário de
200 litros onde convivem várias espécies.
É natural que tivessem nascido mais exemplares de ambas as vezes, mas devido
a uma fuga no aquário maternidade, vi-me forçado desta vez a colocar de novo
no aquário do grupo a parturiente.
Espero no início de Setembro poder então separar a fêmea no aquário
maternidade para poder " salvar " o maior número de exemplares possível.
Trata-se de uma espécie que persegue intensamente ( e come ) os recém
nascido nas primeiras 48 horas, ignorando-os depois disso.
Os pequenos perfizeram hoje precisamente as 48 horas de vida e por isso
estão, a pouco e pouco, timidamente a abandonar o refúgio das plantas.
Curiosamente a trofoténia ainda está presente ao fim deste tempo todo,
começando agora a desaparecer durante os próximos dias se tudo correr como
na ninhada anterior.
Felizmente estes miúdos não são tão confiantes e incautos como os das
Xenotocas, pelo que espero poder ver a maioria chegar ao estado de adulto.
Agradeço informações sobre quem possa estar a manter a espécie (
nomeadamente aqui em Portugal ), a fim de promover trocas de exemplares
dentro de dois a três meses. Infelizmente parece que cá pela Lusitânia devo
ser o único mas, de qualquer forma façam-me o favor de passar esta minha
necessidade de câmbios nos fóruns e listas por onde costumam estar
presentes.
Quem necessitar de informações adicionais sobre a espécie pode contar comigo
para relatar o muito pouco que já aprendi com o meu reduzido grupo.
Aqui vos deixo as minhas saudações aquáticas e votos de um bom
fim-de-semana.

Um abraço

Miguel

Checked by AVG Free Edition.