Viviparos - Lista dos peixes que mantenho

Miguel Figueiredo fig.miguel HAKTiWpun-91amKxHfIxBB3S-M20KjsMB2l7_y85MCZ95iWubtpLjtFY6McNQdKgoTWeTjm9i_ZDM357kw.yahoo.invalid
Quarta-Feira, 12 de Dezembro de 2007 - 11:54:24 WET

Viva,

Acabo de compilar a lista dos viviparos que mantenho:

*Phallocerus caudomaculatus
*
É, sem duvida, um dos meus peixes preferidos:  Mexido, simpático,
resistente, de aspecto agradável e aguenta bem o frio, pelo menos dentro de
casa.

É realmente um peixe que sabe fazer pela vida: tenho-o reproduzido mesmo no
lago, em conjunto com paratilapilas e outros peixes predadores.

Obtive esta espécie há quatro anos, vinda do Paulo Alves e tenho-a
espalhado, inclusivamente fora do país:  Nos ultimos 3 anos aproveitei a
convenção da AFC para mandar alguns lotes a amigos franceses.

Se algum de vocês estiver interessado na espécie, posso arranjar alevins.

*Xiphophorus variegatus "Puente Escalanar" 2003*

É um platy selvagem, bastante resistente, vivaço e fácil de reproduzir. Não
é um peixe colorido, embora seja elegante, com duas riscas horizontais
escuras.

Tenho apenas um casal adulto mas tem vindo a reproduzir-se regularmente.

*Brachyrhaphis roswithae "El Capitan, Panamá"
*
É um interesante viviparo, relativamente grande e que fica castanho-escuro,
apresentando as bartabanas, especialmente a dorsal, cor-de-rosa.

Tenho apenas um casal adulto e alguns alevins.

*Xenophallus umbratilis "Arenal, Costa Rica"*

Mais um viviparo interessante mas não muito colorido. Apresenta uma
dorsal negra e o corpo é claro, com tonalidades doiradas. Tenho 5 ou 6
adultos que já se reproduziram em comunitário, sobraram apenas 3 ou 4
alevins.  Provavelmente, no proximo verão, terei que separar as fêmeas
prenhas para conseguir reproduzir devidamente esta espécie.

*Phallichthys tico "Arenal, Costa Rica"*

Tenho 4 ou 5 jovens que crescem muito devagar.

*Heterandria formosa
*
Tenho 2 adultos que vieram da Holanda e 3 ou 4 adultos do Miguel Andrade.
São peixes pouco férteis e, aparentemente, de vida curta. Tenho só 4 ou 5
alevins, nascidos em comunitário. Mais uma vez, para reproduzir devidamente
esta espécie terei que a separar num aquário à parte, na primavera e verão.

*Xiphophorus mayae "Rio Plochic, Guatemala"*

É um bonito espada, cuja espada é de um invulgar tom azul. Tenho 3 jovens
casais, as fêmeas estão gordas mas, com a água do fishroom a 17- 18 C penso
que só irão reproduzir-se na primavera.

*Xiphophorus alvaresi "Rio Chiapas, Mexico"*

É um espada, do mesmo grupo do "mayae" mas fica bastante maior e a espada é
amarela em vez de azul. Mantenho alguns jovens.

*Xiphophorus birchmanni "Rio Calnali, Mexico"*

É um espada sem a espada... em contrapartida tem a dorsal um pouco maior,
vagamente parecendo uma molly. Tenho alguns jovens. Apresentam uma única
risca negra horizontal. Os adultos perdem a risca negra tornam-se melânicos
e, pelo que vi em imagens, os machos ficam com a dorsal e a caudal amarelas.

Tenho dois jovens já a transformarem-se em machos, aparecendo-lhes manchas
negras melânicas e,  em vez da risca horizontal, mostrando ténues faixas
verticais. Porém, ainda não têm as barbatanas amarelas...

*Pocilia orri "Taz Mahal, Mexico" DM2007*

É a molly apanhada pelo Delfim, os meus 6 peixes estão com 4-5 cm mas não
apresentam cor nenhuma... agora com o frio vão passar a crescer muito pouco,
provavelmente só lá para o verão saberei qual é o seu aspecto em adulto.

De facto, estou a pensar aquecer-lhes o aquário, só para não pararem de
crescer...

*Girardinus metallicus "Black belly"*

Tenho 3 fêmeas e 1 macho, vindos de França. Por enquanto estão bons de saude
mas suspeito que não são peixes que apreciem o frio... Se aquecer o aquário
das orri passo estes peixes para lá.

*Gambusia holbrooki "Portugal"*

É a comum gambusa introduzida em Portugal... mantenho-a num aquário no
jardim, juntamente com chanchitos.

De poecilideos mantenho assim 12 espécies, das quais apenas uma se encontra
bem estabelecida: Os Phallocerus.

Espero, nos próximos dois anos, conseguir estabelecer as outras. Conto
também obter novas especies, em particular ando à procura de:

- X. montezumae, outros espadas e outros platies, com população
- Limias com população
- Priapellas, com população
- Mollys, em particular a velifera, com população
- Micropoecilias, com população
- Uma população interessante de Poecilia reticulata
- Uma população interessante de Gambusia

Nos viviparos, penso especializar-me só nos poecilideos, portanto irei
desfazer-me dos Amecas e das Skiffias que ainda mantenho.