<div>Viva,<br><br>Acabo de compilar a lista dos viviparos que mantenho:<br> </div>
<div><br><strong><em>Phallocerus caudomaculatus <br></em></strong><br>É, sem duvida, um dos meus peixes preferidos: Mexido, simpático, resistente, de aspecto agradável e aguenta bem o frio, pelo menos dentro de casa. <br>
<br>É realmente um peixe que sabe fazer pela vida: tenho-o reproduzido mesmo no lago, em conjunto com paratilapilas e outros peixes predadores.<br><br>Obtive esta espécie há quatro anos, vinda do Paulo Alves e tenho-a espalhado, inclusivamente fora do país: Nos ultimos 3 anos aproveitei a convenção da AFC para mandar alguns lotes a amigos franceses.
<br><br>Se algum de vocês estiver interessado na espécie, posso arranjar alevins.<br> </div>
<div><br><strong><em>Xiphophorus variegatus "Puente Escalanar" 2003</em></strong><br><br>É um platy selvagem, bastante resistente, vivaço e fácil de reproduzir. Não é um peixe colorido, embora seja elegante, com duas riscas horizontais escuras.
<br><br>Tenho apenas um casal adulto mas tem vindo a reproduzir-se regularmente.<br> </div>
<div><br><strong><em>Brachyrhaphis roswithae "El Capitan, Panamá"<br></em></strong><br>É um interesante viviparo, relativamente grande e que fica castanho-escuro, apresentando as bartabanas, especialmente a dorsal, cor-de-rosa.
<br><br>Tenho apenas um casal adulto e alguns alevins.<br> </div>
<div><br><strong><em>Xenophallus umbratilis "Arenal, Costa Rica"</em></strong><br><br>Mais um viviparo interessante mas não muito colorido. Apresenta uma dorsal negra e o corpo é claro, com tonalidades doiradas. Tenho 5 ou 6 adultos que já se reproduziram em comunitário, sobraram apenas 3 ou 4 alevins. Provavelmente, no proximo verão, terei que separar as fêmeas prenhas para conseguir reproduzir devidamente esta espécie.
<br> </div>
<div><br><strong><em>Phallichthys tico "Arenal, Costa Rica"</em></strong><br><br>Tenho 4 ou 5 jovens que crescem muito devagar.<br> </div>
<div><br><em><strong>Heterandria formosa<br></strong></em><br>Tenho 2 adultos que vieram da Holanda e 3 ou 4 adultos do Miguel Andrade. São peixes pouco férteis e, aparentemente, de vida curta. Tenho só 4 ou 5 alevins, nascidos em comunitário. Mais uma vez, para reproduzir devidamente esta espécie terei que a separar num aquário à parte, na primavera e verão.
<br> </div>
<div><br><strong><em>Xiphophorus mayae "Rio Plochic, Guatemala"</em></strong><br><br>É um bonito espada, cuja espada é de um invulgar tom azul. Tenho 3 jovens casais, as fêmeas estão gordas mas, com a água do fishroom a 17- 18 C penso que só irão reproduzir-se na primavera.
<br> </div>
<div><br><strong><em>Xiphophorus alvaresi "Rio Chiapas, Mexico"</em></strong><br><br>É um espada, do mesmo grupo do "mayae" mas fica bastante maior e a espada é amarela em vez de azul. Mantenho alguns jovens.
</div>
<div><br><br><strong><em>Xiphophorus birchmanni "Rio Calnali, Mexico"</em></strong><br><br>É um espada sem a espada... em contrapartida tem a dorsal um pouco maior, vagamente parecendo uma molly. Tenho alguns jovens. Apresentam uma única risca negra horizontal. Os adultos perdem a risca negra tornam-se melânicos e, pelo que vi em imagens, os machos ficam com a dorsal e a caudal amarelas.
<br><br>Tenho dois jovens já a transformarem-se em machos, aparecendo-lhes manchas negras melânicas e, em vez da risca horizontal, mostrando ténues faixas verticais. Porém, ainda não têm as barbatanas amarelas...</div>
<div><br><br><strong><em>Pocilia orri "Taz Mahal, Mexico" DM2007</em></strong> <br><br>É a molly apanhada pelo Delfim, os meus 6 peixes estão com 4-5 cm mas não apresentam cor nenhuma... agora com o frio vão passar a crescer muito pouco, provavelmente só lá para o verão saberei qual é o seu aspecto em adulto.
<br><br>De facto, estou a pensar aquecer-lhes o aquário, só para não pararem de crescer...<br> </div>
<div><br><strong><em>Girardinus metallicus "Black belly"</em></strong><br><br>Tenho 3 fêmeas e 1 macho, vindos de França. Por enquanto estão bons de saude mas suspeito que não são peixes que apreciem o frio... Se aquecer o aquário das orri passo estes peixes para lá.
<br> </div>
<div><br><strong><em>Gambusia holbrooki "Portugal"</em></strong><br><br>É a comum gambusa introduzida em Portugal... mantenho-a num aquário no jardim, juntamente com chanchitos.<br> </div>
<div><br>De poecilideos mantenho assim 12 espécies, das quais apenas uma se encontra bem estabelecida: Os Phallocerus.<br><br>Espero, nos próximos dois anos, conseguir estabelecer as outras. Conto também obter novas especies, em particular ando à procura de:
<br><br>- X. montezumae, outros espadas e outros platies, com população<br>- Limias com população<br>- Priapellas, com população<br>- Mollys, em particular a velifera, com população<br>- Micropoecilias, com população <br>
- Uma população interessante de Poecilia reticulata <br>- Uma população interessante de Gambusia<br><br>Nos viviparos, penso especializar-me só nos poecilideos, portanto irei desfazer-me dos Amecas e das Skiffias que ainda mantenho.
<br><br><br>Miguel</div>