[Cyprinodontiformes] SEA LIFE Porto e CIIMAR unem-se para estudar zona costeira do Norte

João Gonçalves Costa joao.a.costa ctt.pt
Terça-Feira, 6 de Agosto de 2013 - 14:39:15 WEST


2013-08-05

O SEA LIFE Porto e o Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental da Universidade do Porto (CIIMAR) assinaram um protocolo que junta dois dos principais promotores e investigadores da vida marítima do Porto. A parceria tem o objectivo de promover a educação e literacia científica do oceano, em particular da zona costeira da região Norte. A divulgação científica na área das Ciências Marinhas, bem como a formação e troca de experiências entre técnicos e cientistas nas áreas do cultivo, patologia e manutenção de organismos aquáticos constituem dois dos principais pilares da parceria.

Através da promoção de palestras, seminários e workshops, o protocolo pretende - com a partilha mútua de recursos - contribuir para o reconhecimento, valorização e conservação do património marinho do litoral de Portugal, assim como fomentar a investigação científica e tecnológica na área dos oceanos.
 
A transmissão de cultura científica - acordada para os próximos três anos - contempla ainda a possibilidade de realização de estágios de licenciatura, mestrado ou teses de doutoramento no SEA LIFE Porto.
 
A parceria insere-se nos objetivos de conservação e educação ambiental do SEA LIFE Porto, espaço que pertence à maior rede de oceanários do mundo. Além de proporcionar a milhões de pessoas, diariamente, uma experiência de descoberta das curiosidades do mundo marinho, o SEA LIFE promove a conservação ambiental pela via da consciencialização social e da educação. Um dos exemplos é a criação dos Santuários, sub-marca do SEA LIFE que tem como missão salvar, cuidar e devolver à natureza focas e tartarugas, entre outros animais marinhos que dão à costa doentes ou feridos.

Fonte: Ciência Hoje




Mais informações acerca da lista Cyprinodontiformes