[Cyprinodontiformes] Re: Encomendas

Sexta-Feira, 16 de Setembro de 2011 - 22:24:48 WEST

Olá Sérgio,

A tua " encomenda " já está devidamente registada.
A boa notícia é que podes encontrar umas quantas linhagens puras de Poecilia cf. wingei ( Cumaná ) aqui bem perto.
Fala com a Maria João ( nem sei como não sabias disto ).
A Heterandria fromosa também se arranja cá no " burgo ", com a vantagem de estar perfeitamente adaptada ao nosso clima, logo, poder ser criada no exterior ( pois precisa de um inverno mais " fresco " para poder prosperar sem problemas ).
Há vários utentes desta lista que te podem enviar uma mensagem particular a oferecerem-te exemplares, mas se ninguém tiver essa possibilidade de momento volta a contactar-me.
Em França ficarei atento ao que procuras. Há de facto algumas boas possibilidades no género Poecilia.
Da minha parte penso exactamente como tu. Em aquário prefiro espécies reduzidas para poder manter muitos exemplares e assim contribuir para a longevidade ( leia-se viabilidade genética ) da " população ".
Há também alguns Xiphophorus abaixo dos 4 cm, não queres abrir os teus horizontes ?
A hipótese de encontrarmos Aphanius baeticus em Portugal é cada vez mais remota devido à presença de Gambusia holbrooki e sobretudo Fundulus heteroclitus.
Houve em tempos uma má identificação que apontava para Aphanius iberus em Portugal, mas foi confusão com Fundulus heteroclitus.
Este Verão estive uma semana em Monte Gordo... mas não tive a mínima hipótese de " varrer a zona ". Também estive umas 12 horas em Espanha... e não consegui sondar nada do outro lado do rio.
Em França vamos ter, para além dos vivíparos, Aphanius iberus, Aphanius vladykovi, Crenichthys baileyi e Valencia letourneuxei. Queres alguma destas espécies ?
Manda-me o teu telemóvel via mensagem directa ( particular ) para te poder enviar os SMS a comunicar o que há e se trago peixes para ti ou não no Domingo.

De: cyprinodontiformes-bounces  viviparos.com [mailto:cyprinodontiformes-bounces  viviparos.com] Em nome de Sergio Martins
Enviada: quinta-feira, 15 de Setembro de 2011 18:32
Para: cyprinodontiformes  viviparos.com
Assunto: [Cyprinodontiformes] Re: Encomendas

Olá Miguel,

Pois o que eu pretendia era uma espécie de poeciliídeo pequeno e que suportasse água pouco dura. Para isso estava a pensar em algum poecilia sp. (excepto o reticulata) e a heterandria formosa. Tinha também um especial interesse em P. wingei selvagens. De notar que apenas tenho um aquario de 80*30*40 de modo que queria apenas uma dessas espécies...

Em relação a esperar no aeroporto não tem problema. Em relação ao valor máximo do leilão, eu por mim não passa mais de 15€. Talvez seja um valor muito baixo. Não faço ideia. Se for avisa-me. E desde já obrigado. Se não trouxeres nada não tem problema. O que conta é a intenção.

E eu ando à imenso tempo para te falar do que a minha Prof. me disse sobre Aphanius ibericus/baeticus em Portugal. Segundo ela, não sei bem com que base mas provavelmente em alguma coisa que leu, supostamente poderão existir em zonas salinas e de aguas duras na zona da foz do guadiana... Eu disse que já tinham procurado por lá e que não tinham encontrado nada. Ela depois disse algo sobre as propecções poderem ter escapado algo mas que a espécie poderia de facto não existir lá...

Cumprimentos,

Sérgio