ARLA/CLUSTER: Fim-do-mundo pode ser dia 9 de Novembro

Quinta-Feira, 22 de Setembro de 2011 - 11:01:44 WEST

Curiosamente esse mesmo estudo foi me pedido há meio ano atrás ;-) Daí que posso despejar números sem queimar de novo as pestanas...

Entre Amadores não se vão poder fazer QSOs. :-( (entenda-se QSO tradicional callsign+report+rrr em tempo real (*)

O eco é 67.6 dB mais fraco do que o eco na lua.
Sabendo que em EME o S/N atinge 10dB (banda muito estreita) para estações boas. (5m e 300W 1.3GHz) Faltam compensar 57.6dB. Pode ser em potência ou em antena ou em ambas. Se for em ambas e assumirmos por exemplo mais 23dB de potência e mais 18dB de antena resulta 60kW e 7.3x mais diâmetro ou seja 35m.
Coisa pouca.

Amadores apenas poderam tentar receber o echo das mega estações de radar-astronomia se e quando estas transmitirem se estas transmitirem impulsos longos.

Julgo ter lido que arecibo (que tem 300m de antena, como sabem) vai usar  100kW(ou mais). O que mesmo assim resulta algo marginal para ser  recebido por uma estação de EME das grandes..

lc.
ct1dmk.

(*) eu faço esta resalva pois há praí artistas que andam a ver se alteram a definição 'canónica' do que é um QSO para que possam passar a ser QSO's certas e determinadas aberrações...

Fonte: ct-comunicacoes-e-tecnologias Em nome de Luís Cupido