Cyprinodontiformes vivíparos e ovovivíparos

Livebearer Cyprinodontiformes

http://www.viviparos.com

viviparos@viviparos.com

Aquariofilia

Artigos

Biologia

Espécies

Galeria

Ligações

PGA

Índice

Aquaristics

Articles

Biology

Species

Gallery

Links

PGA

Index


Como funciona este sítio ?

O que têm de especial estes peixes ?


Introdução


O meu interesse pelos peixes deve-se ao facto de ter nascido numa terra onde a natureza é tão pródiga que a vida tem lugar onde menos se espera. 

Em alguns pontos do planeta, a biodiversidade manifesta-se em tal variedade e abundância que somos quase obrigados a tornarmo-nos biólogos amadores.

Lutando com falta de espaço para manter as minhas espécies preferidas em condições aceitáveis, regressei no ano 2000 à minha primeira paixão... as pequenas carpas dentadas vivíparas e ovovivíparas, ( mais fáceis de manter nas contingências de espaço de um pequeno apartamento urbano ).

Sinto-me na obrigação moral de partilhar esta magnífica sensação de conviver com estes fantásticos peixes e ajudar quem tenha sido apanhado pelo seu encantamento, dando ao mesmo tempo o meu testemunho de incontáveis horas bem passadas.

Por todas estas razões aqui deixo esta minha modesta homenagem a estes fantásticos companheiros.

 



How does this website works ?

What is so special about these fishes ?


Introduction


My concern regarding fish can be justified by my birthplace. Back there, nature is so splendid that existence occurs wherever you last expect.

In some places on this planet, biodiversity is still present in such variety and abundance that we are almost forced to become amateur biologists by this irresistible appeal.

Fighting for space to keep my favourite fish in acceptable conditions as before, I return back to my first passion by the year 2000… the little livebearer toothcarps ( a lot easier to maintain in relative favourable conditions under the space contingency of a city small flat ).

Now I feel morally compelled to share with everybody this wonderful sensation of livelihood side by side with these little wonders as well as to help all who need some support while being enchanted by them.

For all the memorable good times and pleasure maintaining these fishes, please allow me to pay a modest tribute to these fantastic mates on this website.

 


Miguel Aires Tinoco Andrade 

01 de Janeiro de 2006 / January 1st, 2006

e-mail : Miguel Andrade in viviparos.com 




Como funciona este sítio ?


Este órgão de informação pública pretende ser um depositário do nosso conhecimento comum sobre as espécies de peixes a que se destina, pelo que está aberto a todas as participações sem excepção enquadradas neste nobre objectivo.

A actualização não obedecerá a uma periodicidade com hora marcada mas será continuamente publicado algo de novo pelo menos todos os meses.

Todas as novas entradas de conteúdo serão feitas à medida da disponibilidade de tempos livres e de eventuais contribuições dos interessados em participarem nesta ideia, as quais, sem excepção, serão todas muito bem vindas.

Na secção de Aquariofilia é prestada especial atenção aos métodos e técnicas básicas de manutenção de peixes em aquário com especial destaque para as necessidades específicas dos Cyprinodontiformes vivíparos e ovovivíparos.

Na secção Artigos constituir-se-á uma colecção de dados contendo diversas matérias relacionadas com qualquer aspecto abrangendo a classe, ordem, família, sub-família ou espécie dos animais abordadas neste sítio.

Em fichas sumárias descritivas, contendo informações várias e específicas para cada espécies na secção destinada a esse fim, haverá ligações a estes " artigos " em que determinado peixe é o centro das atenções.

Na secção Biologia serão abordados os aspectos científicos relacionados com a classificação das espécies, a sua organização taxonómica, morfologia, fisiologia, patologia e problemas fundamentais da sua vida orgânica, como, por exemplo, os da etologia.

A secção PGA pretende ser um programa de manutenção e procriação de espécies ao serviço de entusiastas ou simples curiosos que mantenham ou pretendam vir a manter Cyprinodontiformes vivíparos e ovovivíparas.

Só através da cooperação é possível criar medidas eficazes para contrariar a tendência para os problemas genéticos resultantes de populações reduzidas, extremamente comuns nos peixes criados em aquário.

É ainda indirectamente uma forma de expandir o acesso dos aficcionados a certas espécies que nunca ou raramente aparecem no comércio da especialidade. Desta forma os participantes poderão trocar peixes com regularidade através de um modelo de gestão organizado, promover a troca de conhecimentos, organizar encontros e outros eventos e promover o apoio mútuo entre pessoas dedicadas a estes peixes, entre outros objectivos que estão definidos nesta secção.

O programa não implica qualquer despesa e é de livre associação.

Uma especial atenção será dada a cada espécie em particular na secção Espécies, nomeada com a publicação de uma ficha mensal onde serão publicados os dados mais importantes e as ligações a artigos relacionados com cada uma das carpas dentadas vivíparas ou ovovivíparas que dessa forma será descrita.


Regressar ao início


O que têm de especial estes peixes ?


De todas as justificações para uma paixão sobre carpas dentadas vivíparas e ovovivíparas a menos importante é o facto de constituírem de facto excelentes peixes de aquário.

Muitas das espécies são pequenas e óptimas para a manutenção em ambiente doméstico, algumas são resistentes e muito tolerantes aos parâmetros físico-químicos, quase todas são extremamente prolíficas e fáceis de reproduzir e na generalidade não estão dependentes de um regime alimentar difícil de conseguir, para além de umas quantas excepções exibirem ainda um colorido atractivo.

É mais fácil manter Cyprinodontiformes vivíparos e ovovivíparos em condições aceitáveis no aquário do que a generalidade das espécies, as quais são mantidas habitualmente fora do que podemos considerar como aquariofilia responsável.

Não menos importante é o facto de muitas espécies tolerarem todo ano as condições térmicas habituais dos nossos lares sem dependerem de qualquer equipamento de regulação da temperatura da água do aquário.

Mas o grande interesse nestes peixes é sem dúvida a sua biologia e evolução.

Os Cyprinodontiformes mais antigos descobertos em fósseis são provenientes de águas doces do Oligocénico ( de há aproximadamente 37 milhoes de anos ) no que é hoje a Europa Ocidental. Contudo a sua distribuição natural por todos os Continentes actuais excepto a Austrália e a Antárctida indicam que são provavelmente mais antigos, talvez mesmo de um período rondando os 180 milhões de anos antes da deriva ter separado o super continente Pangaea.

A distribuição assim como as relações evolutivas entre as espécies de Cyprinodontiformes actuais ajudam-nos a compreender uma parte considerável da evolução geológica do nosso planeta.

Os representantes vivos de populações-relíquias no Vale da Morte pertencentes aos géneros Empetrichthys e Crenichthys da família Goodeidae são ovíparos, no entanto, as restantes espécies, todas elas vivíparas encontram-se apenas distribuídas pelo planalto do México.

Presume-se que antes da extinção das espécies intermédias, devido à formação dos desertos dos Estados Unidos da América existiria uma eventual floresta húmida que se estenderia até ao Sul do México. Os rios e lagos formados nesta vasta região seriam o habitat das populações ancestrais dos actuais Goodeídeos.

Muitos outros casos idênticos continuam a ser investigados para futura divulgação neste sítio, contudo é igualmente importante considerar para esta introdutória apresentação os interessantíssimos aspectos da sua biologia reprodutiva que se revelam na secção respectiva.

Entre as espécies vivíparas e ovovivíparas d os Cyprinodontiformes encontramos ainda espécies com uma tal variabilidade de coloração nas suas populações, as quais, aliadas a uma forte inclinação para o desenvolvimentos de mutações as tornam ambicionadas fontes de tentação para quem se dedica a " criar " formas ornamentais através de selecção antrópica.

Cerca de 37 carpas dentadas vivíparas e ovovivíparas estão classificadas no Livro Vermelho de animais ameaçados da UICN.  4 espécies encontram-se já extintas na natureza ou mesmo totalmente extintas.

A espécie mais pequena conhecida é o Peixinho Mosquito - Hetrandria formosa - ( 19 mm ) e o maior o " grande " Peixe-de-quatro-olhos - Anableps dowi - ( 32 cm ).

Algumas espécies estão entre os peixes mais procurados pela ciência genética para estudos laboratoriais. Muitos dos membros do género Xiphophorus são dos mais antigos animais de laboratório, constituindo imprescindíveis objectos de estudo, nomeadamente na luta contra as doenças cancerígenas.

Há melanomas que se desenvolvem de forma mais ou menos previsível em algumas destas espécies ou seus híbridos, o que os tornam cobaias muito procuradas no estudo da hereditariedade de alguns cancros.

A sua adaptabilidade e rápida capacidade evolutiva em face de alterações ambientais, aliada às dimensões reduzidas da maioria das espécies tornaram-nas exemplos de perfeitas " máquinas " sobrevivência. Este sucesso é bem comprovado em muitos casos ocorridos de dispersão antrópica por todos os continentes excepto na Antárctica, ( nomeadamente como agente biológico na luta contra a Malária ). Aquilo que começou por ser uma acção bem intencionada acabaria por vir a comprovar a facilidade de adaptação destes peixes a ecossistemas diferentes, por vezes com consequências dramáticas para parte da ictiofauna primária em muitos dos locais de introdução.

Algumas raridades interessantes despertam a nossa atenção.

A Molinésia-Amazona - Poecilia formosa - foi assim designada não por ser originária da bacia hidrográfica da Amazónia mas porque tem um destaque especial na história, já que foi a primeira espécie de vertebrado unicamente composta por fêmeas a ser relatada pela Biologia.

Esta Molinésia vive nas águas doces e salobras que vão da extremidade Sul do Estado do Texas, nos Estados Unidos, até Vera Cruz, no México. O seu nome comum deve-se ao facto de se reproduzir por um processo designado como ginogénese, um tipo de partenogénese, isto é, a divisão celular de um óvulo sem ter ocorrido uma verdadeira fertilização.

Supõe-se que a sua origem seja um caso de hibridação natural entre duas espécies de Poecilia. De qualquer forma, as Molinésias-Amazonas, ( como na lenda das mulheres guerreiras ), " acasalam " com machos de espécies aparentadas que ocorrem na sua distribuição geográfica, dando origem a autênticas " clones " de cada progenitora através deste processo .

Um outro caso extraordinário, entre muitos exemplos possíveis, são os peixes do género Anableps.

Estas originais criaturas designadas vulgarmente como quatro-olhos, contam-se como os vertebrados com uma das mais estranhas adaptações ao seu ambiente.

Cada olho, incluindo a respectiva córnea e retina está dividido em duas partes.  Uma forma perfeita de controlar em simultâneo tudo o que se passa na água e acima da superfície.

Se quiser descobrir mais... venha daí e entre no fantástico mundo dos Cyprinodontiformes que dão à luz crias plenamente formadas e independentes. 


Regressar ao início



How does this website works ?


This approach of public information is looking forward to become later a meeting point of our common knowledge about the species classified on the present goals; so it’s open to all possible contributions and participations, without exception, while focusing the proposal objectives.

Inserting new data and updates will not be appointed by precise scheduled time but at least in a monthly basis something new will be able to be found on each new visit. All the efforts to increase the contents will be completed at the achievable rhythem and can be also reinforced by your contributions; they are very wellcome.

A special interest on methods and basic procedures of aquarium fish keeping will be in focus at the Aquaristics section, while meticulous attention will be paid to the livebearer toothcarps needs in particular.

At Articles section the goal is to build a collection with many of the promising documents regarding any aspect related with the class, order, family, sub-family or species associated with the contents on this website.

A relationship to all documents related to a species in particular it will be also available throughout links from the species fact sheet, a fish basic reference information to this section dedicated to what we call “ articles “.

On the Biology section, scientific matters associated to classification and taxonomic organization, morphology, physiology, pathology and fundamental details of livebearer Cyprinodontiformes organic live ( like the ethological matters ) will be found.

The PGA concept was developed to become something like species upholding program among enthusiasts or simple amateurs, keeping in mind sustainable care or future maintenance of livebearer toothcarps. Only through cooperation amongst simple keepers or even breeders it’s possible to create a real effective instrument to fight back genetic problems in small populations, a very dramatic reality involving fish raised in aquarium.

It is also a successful way of expanding the access of fans to certain genus or species that are impossible to find or rarely made some appearance on the commerce. In this way keepers and breeders can change fish with regularity by means of a planned system. Also events can be organized and the promotion of the mutual support amongst people dedicated to this fish can be frequently easier, on behalf of other goals defined by the PGA regulations. Membership does not mean any charge or costs and it is absolutely complimentary.

A special attention will be waged to each form in the Species section. Every month a new speceis profile will be published on line, containing basic information about the concerning species. Links in reference above can be part of this data any time that a document is added on the article section relating to that exact animal.


Back to Top


What is so special about these fishes ?


From all possible justifications for a livebearer toothcarps enthusiasm, no doubt the less significant one is the fact they are, almost all, excellent aquarium fish.

Many species are relatively very small, so they “ fit “ tremendously well in domestic aquatic environment, and an important number of them are resistant and remarkably tolerant regarding physic-chemical parameters.

More or less all can be quite prolific and considered easy to breed.

Generally they aren’t demanding fish on the subject of food and feeding, so it is not a problem to deal with, even if you are new at the hobby.

Besides all, some are indeed very attractive.

In fact, we might consider that livebearers Cyprinodontiformes remain in captivity under more acceptable conditions, according to conscientious and sustainable aquarium custody, than other widely held  species.

Apart from that, it is also impractical to disregard the large number of species resistant to our usual home environment. This means that’s possible to keep them all year round without requiring water temperature-managing equipments.

The most important interest on this fish is however their biology and evolution saga.

Fossil ancient Cyprinodontiformes revealed to be freshwater fish who have lived in the Oligocene period ( about 37 million years ago ), at a place regarded as present Western Europe. However, their natural distribution in all current continents, except Australia and Antarctica, may indicate that origins are probably earlier, perhaps something around 180 million years ago, before the Pangaea super continent drift away.

A considerable part of geological evolution of our planet can, in fact, be read and learned from Cyprinodontiformes distribution and evolution relations linking contemporary species.

Living representatives of Death Valley relic-populations from genus Emperichthys and Crenichthys are oviparous, while all other members of Goodeidae family are actually livebearers distributed from waters from further South highlands of Central Mexico.

According to a contemporary opinion, before intermediate species extinction due to desert formation in North America, a hypothetical rain forest could exist, ranging from part of the present western United Sates of America to Southern Mexico. The ecosystems of this lost primordial Goodeiids could have been on this vast lost forest flowing rivers and lakes.

A considerable number of other interesting cases are under investigation and can turn into selectable items to some articles on this website.

Nevertheless it remains also important to this abridgment introduction a reference to some very interesting examples of their unusual way of reproduction among freshwater fish developed later on the proper section.

Some livebearers Cyprinodontiformes are very variable fish. In some cases there are natural populations so divergent in colour, that at a first glance, they could be mistakenly taken by belonging to another species. Together with this unpredictable variation body colour, a preponderant easy mutation development in certain examples. This may supply the ambitioned field for experiments among those who enjoy to manipulate ornamental forms through artificial man made selection.

About 37 livebearer toothcarp are classified on the IUCN Red list of Threatened Species. 4 of them are already extinct in nature or completely vanished.

The smallest known representative is the " tinny " Least Killifish – Heterandria formosa – ( 19 mm ) wile the largest record goes to the “ big “ Pacific foureyed fish - Anableps dowi - ( 32 cm ).

Some of these fish are the most recurring laboratory cobias. A great number of Xiphophorus genus species are amongst some of the oldest lab animals on the cancer research.

Some of these species or hybrids between them, develop a few kind of predictable melanoma, turning them into excellent field experiments on cancer hereditary.

Fast evolution ability in face of environmental sudden changes and outstanding adaptableness in a relatively small sized bodies, had turn most species into fine examples of perfect survival “ machines “. This success is daily evidenced through numerous introduced populations worldwide except in Antarctica,  ( generally in the name of biological war as agents in opposition to Malaria vector mosquitoes ). Many very well intentioned actions in this field can right now be seen in the wild as notorious paradigm of how fine the livebearer toothcarp can adapt to new environments and conquer new ecosystems, ( sometimes with dramatic consequences to primary fish fauna in quite numerous places ).

But our attention can also be turned into some interesting rarities.

Amazon Molly  - Poecilia formosa – is not known by its common name because of a natural allocation in the Amazon river basin but, instead, from its historical special role - the first vertebrate species to be revelled by science as being exclusively composed by females.

Therefore, this motivating fish, inhabitant of fresh and brackish waters from South United States to Vera Cruz in Mexico, own a common name that comes from the fact that they multiply by an interesting but uncommon process called ginogenesis, a sort of parthenogenesis, i.e., egg cellular division without real fertilization.

Scientists believe this is a natural hybrid between Poecilia species. 

Nevertheless, Amazon Molly, ( like the warrior woman in the myth ), mate with males from very close species inside their natural range, producing only clones of themselves on the progeny resulted from this “ love affairs “, but no genetic material from the father is used.

Fish from genera Anableps are another extraordinary illustration amongst countless possible. These unique creatures commonly known by foureyes, are evidence of a fascinating and unusual morph adaptation to their environment.

Each eye, including the respective cornea and retina, are divided in two split parts. This is a perfect mechanism to control simultaneously everything around them, underwater and at surface.

Should this outline be of interest, and you are looking for more… come and enter into the world of livebearer Cyprinodontiformes.


Back to Top


Formato optimizado para a resolução 1024 x 768

© 2006 - 2011 Todos os Direitos Reservados

e-mail : viviparos.com


Direitos de autor - Os dados e informações produzidos e apresentados neste sítio são do domínio público. Enquanto os conteúdos são assim considerados, algumas páginas contêm imagens e material sujeitos a direitos de autor e usados apenas sob permissão.

Tal informação está apenas disponível para uso privado, ensino ou investigação. Devem ser obtidas permissões dos detentores dos direitos de autor para outros usos. Por favor examine bem caso por caso e assegure-se das respectivas autorizações sempre que necessário.


Exactidão de conteúdos e uso de dados ou informação - Foi feito um esforço para que os conteúdos destas páginas possam estar actualizados, completos, exactos e precisos. Contudo, alguma da informação e dados contidos neste sítio devem ser sempre revistos e devidamente confirmados.

A comunicação e conteúdos são transmitidos no pressuposto de que não há garantias absolutas da sua exactidão e incontestável perfeição. Os visitantes e utilizadores deste sítio são convidados a ponderarem sobre o carácter provisório de alguns dados antes de os utilizarem, pelo que se assume da responsabilidade desses utentes o tipo de uso que lhes é dado.


Optimized for 1024 x 768 resolution

© 2006 - 2011 All Rights Reserved 

e-mail : viviparos.com


Copyright
- Data and information authored and produced on this website are in the public domain.

While the content is in the public domain, some pages contain images and material that are copyrighted by others and used here with permission.

Such information is available for private use, study or research. You should obtain permission from the copyright owner for other uses. Please carefully examine all the content and all linked pages for copyright restrictions and to secure the necessary permissions.


Content accuracy and usability of data and information - Every effort is made to provide and maintain accurate, complete, useable, and timely information on this website. However, some data and information accessed through these web pages may, of necessity, be presented prior to final review and confirmation.

These data and information are provided with the understanding that they are not guaranteed to be correct or complete. Users are cautioned to consider carefully the provisional nature of these data and information before using them; such data and information are the singular responsibility of the user.