Cyprinodontiformes vivíparos e ovovivíparos

Livebearer Cyprinodontiformes

Espécies > Ficha da espécie > Gambusia puncticulata

Species > Species profile > Gambusia puncticulata

Aquariofilia

Artigos

Biologia

Espécies

Galeria

Ligações

PGA

Índice

Aquaristics

Articles

Biology

Species

Gallery

Links

PGA

Index


Gambusia puncticulata  Poey, 1854

Gambusia picturada Poey, 1868; ( sinónimo )
Gambusia caymanensis Regan, 1913; ( sinónimo )
Gambusia melanosticta Regan, 1913; ( sinónimo )
Gambusia nigropunctata Regan, 1913; ( sinónimo )
Gambusia oligosticta Regan, 1913; ( sinónimo )
Gambusia hubbsi Breder, 1934; ( sinónimo )
Gambusia howelli Rivas, 1944; ( sinónimo )


Gambusia das Caraíbas [ Português ]

Gambusia Caribeña [ Español ]

Caribbean Gambusia [ English ]


Distribuição geográfica :

Bahamas, Cuba, Ilhas Caimão, Jamaica, Haiti e México ( Península do Yucatão ).

Uso de imagens :

Todas as imagens deste sítio não podem ser usadas sem a devida permissão.

Os direitos de autor de cada uma das imagens pertencem ao respectivo fotógrafo/autor que as tirou/criou e não podem ser utilizadas sem a respectiva autorização. 

A fim de de poder usar as imagens de acordo com os respectivos direitos de autor/licenciamento/legislação aplicável e condições deste sítio, por favor envie-nos uma mensagem de correio elctrónico.

I - Morfologia sumária ( caracterizações merísticas )
 


Comprimento total absoluto

Macho adulto : 36 a 47  mm

Fêmea adulta : 59 a 76 mm


Raios da barbatana dorsal : / 8

Raios da barbatana caudal : / 23

Escamas na linha lateral : 30 ( 31 )

Relação cabeça / comprimento total ( macho ) : 0,20

Relação cabeça / comprimento total ( fêmea ) : 0,17


Estão disponíveis para consulta mais imagens sobre esta espécie na galeria de imagens.


II - Habitat e distribuição geográfica


A Gambusia puncticulata ocupa sobretudo biótopo aquático de águas paradas ou lentas com pouca profundidade e de salinidade variável ( doce, salobra e salgada ) nas Ilhas Bahamas, Ilhas Caimão, na Jamaica e em Cuba, havendo relatos da sua presença na parte oriental do Haiti e no extremo Ocidental da Penísula do Yucatão ( México ).

Embora seja mais vulgar em água com pouco movimento ou mesmo estagnada, algumas populações colonizaram cursos de água, lagoas costeiras ou até lagos alimentados pelo mar.

Prefere formar cardumes perto das margens.


III - Parâmetros físico-químicas


Temperatura ideal : 22ºC - 28ºC

Limite de tolerância : 15ºC e 34ºC

Limite de sobrevivência : 12.8ºC e 40ºC

pH ideal : 7.2 - 8.7

dH ideal : 8º - 17º

Salinidade máxima : 1,030 ( 40,2 ppm )


Proposta de manutenção desta espécie relativamente à temperatura :

Regime térmico (1) 

Regime térmico (2)

17ºC

18ºC

20ºC

21ºC

22ºC

23ºC

24ºC

25ºC

25ºC

26ºC

26ºC

27ºC

27ºC

28ºC

28ºC

29ºC

25ºC

26ºC

24ºC

25ºC

22ºC

23ºC

20ºC

20ºC

Cada linha desta tabela corresponde a um mês diferente e as temperaturas reportam-se apenas a valores de referência para a manutenção em cativeiro respeitando, o melhor possível, as exigências térmicas conhecidas para a espécie.

O ideal ( mas impossível de simular na maioria dos aquários domésticos ) era poder proporcionar aos peixes uma certa amplitude térmica diária e semanal, tal como acontece na natureza.


Para melhor se compreender o regime térmico ideal ou simular as condições de origem desta espécie, por favor consultar os gráficos relativos a Cacún e Cienfuegos na página Temperaturas anuais registadas em águas naturais.

 


IV - Biologia e ecologia sumária


Esta espécie é tendencialmente carnívora, alimentando-se das suas presas quase sempre à superfície mas também inclui na sua dieta algum alimento de natureza vegetal.

Em Cuba, nos ecossistemas de água doce, juntamente com a Gambusia Cubana - Gambusia punctata - a Gambusia das Caraíbas exerce uma forte pressão competitiva com outros Ciprinodontídeos ovíparos afastando-os para refúgios periféricos ( nomeadamente estuários e mangais ), exceptuando-se a esta regra alguns membros cubanos do género Rivulus altamente especializados.

As Gambusias das Caraíbas são relativamente prolíficas produzindo em média 30 a 70 crias por parto para um máximo de cerca de 90 em condições muito excepcionais.

A gestação em condições ideais dura entre 4 e 5 semanas.

O uso das chamadas " maternidades " ( caixas de plástico flutuantes com grades para separar os recém nascidos da progenitora ), nunca resulta com esta espécie, proporcionando frequentes desapontamentos.

Em aquário a alimentação dos alevins pode ser feita com sucesso através de náuplios de artémia salina e zooplancton, mas alguns alimentos artificiais também são bem aceites.

Os adultos em cativeiro adaptam-se perfeitamente às propostas alimentares gerais feitas na secção de aquariofilia aceitando, para além de presas vivas, também peixe ou os moluscos crus e moídos assim como alimentos industrializados como complento, ( nomeadamente com larvas de insectos ou um componente vegetal à base de spirulina ou outro ).

Embora sejam animais gregários que na natureza vivem em cardume, tanto machos como fêmeas entram em frequentes disputas entre si das quais resultam apenas raros ferimentos ligeiros. Só muito excepcionalmente se assistem a frerimentos graves ou à morte de um dos indivíduos beligerantes se não existirem constrangimentos de espaço.

Os animais dominantes do grupo impõem-se constantemente aos restantes.

O canibalismo de recém nascidos é prática muito corrente. Os adultos mantidos em espaços restritos tornam-se altamente eficazes a eliminarem todas as crias pelo que devem ser criadas as condições necessárias para que as mesmas possam encontrar refúgio para sobreviverem aos próprios pais.


V - Notas complementares


Espécie completamente desaconselhada para conviver em aquário com outras mais frágeis, nomeadamente de dimensões inferiores ou temperamento pacífico.

São de se evitar sobretudo a convivência da Gambusia das Caraíbas com outros que apresentem coloração acentuada, barbatanas desenvolvidas e pouca mobilidade.

Esta espécie necessita de bastante espaço devido às suas necessidades biológicas, aconselhando-se um aquário na ordem dos 150 litros.


VI - Ameaças, medidas de protecção e situação actual


A destruição do meio ambiente através de contaminação com águas residuais domésticas e industriais, captações de água acima da capacidade de reposição pela precipitação para fins agrícolas, para fins industriais ou para consumo humano, a par da introdução de espécies exóticas, são as maiores ameaças que a Gambusia puncticulata enfrenta actualmente. 

Esta espécie não se encontra ainda em situação preocupante nem faz parte do Livro Vermelho do I.U.C.N.


nota sobre o Género Gambusia : das mais de 40 espécies classificadas neste género, 9 estão dadas como vulneráveis, 1 ( Gambusia eurystoma ) está classificada como em perigo de extinção e 2 ( Gambusia amistadensis e Gambusia georgei ) já foram extintas.

Para esclarecimento de dúvidas e mais informações consulte-se Cyprinodontiformes vivíparos e ovovivíparos no Livro Vermelho de Espécies Ameaçadas da UICN.


Outros tópicos sobre esta espécies para consulta :




Agradece-se profundamente aos nossos leitores que possuam dados e informações complementares ou que encontrem neste documento eventuais correcções, o favor de nos contactarem nesse sentido.



Formato optimizado para a resolução 1024 x 768

© 2006 - 2011 Todos os Direitos Reservados

e-mail : viviparos.com


Direitos de autor - Os dados e informações produzidos e apresentados neste sítio são do domínio público. 

Enquanto os conteúdos são assim considerados, algumas páginas contêm imagens e material sujeitos a direitos de autor e usados apenas sob permissão.

Tal informação está apenas disponível para uso privado, ensino ou investigação. Devem ser obtidas permissões dos detentores dos direitos de autor para outros usos. Por favor examine bem caso por caso e assegure-se das respectivas autorizações sempre que necessário.


Exactidão de conteúdos e uso de dados ou informação - Foi feito um esforço para que os conteúdos destas páginas possam estar actualizados, completos, exactos e precisos. Contudo, alguma da informação e dados contidos neste sítio devem ser sempre revistos e devidamente confirmados.

A comunicação e conteúdos são transmitidos no pressuposto de que não há garantias absolutas da sua exactidão e incontestável perfeição. Os visitantes e utilizadores deste sítio são convidados a ponderarem sobre o carácter provisório de alguns dados antes de os utilizarem, pelo que se assume da responsabilidade desses utentes o tipo de uso que lhes é dado.

A comunicação e conteúdos são transmitidos no pressuposto de que não há garantias absolutas da sua exactidão e incontestável perfeição. Os visitantes e utilizadores deste sítio são convidados a ponderarem sobre o carácter provisório de alguns dados antes de os utilizarem, pelo que se assume da responsabilidade desses utentes o tipo de uso que lhes é dado.